Professora da UNIFG promove mostra cultural em Triunfo
 

Matéria

Professora da UNIFG promove mostra cultural em Triunfo

19 / Setembro / 2019

Mostra Absurda traz experiências fílmicas de fatos vivido em nossos dias. Evento foi realizado em Triunfo no mês de agosto.

Manuela Andrade é docente dos cursos de Fotografia e Rádio e TV da UNIFG.

Professora dos cursos de Rádio e TV e Fotografia da UNIFG, Manuela Andrade, em parceria com o curador do Recifest, André Antônio, realizaram no dia 10 de agosto a “Mostra Absurda”. A iniciativa fez parte da programação oficial do 12º Festival de Cinema de Triunfo, promovido Secretária de Cultura do Governo do Estado de Pernambuco.

O evento conta com um conjunto de filmes convidados, que não tiram do público o direito à imaginação e provoca acessar inconscientes e a elaborar significados de uma forma mais livre, sem se ater as amarras de causas e efeitos. Filmes desobedientes cujos corpos presentes; muitos deles de mulheres, de negros, de LGBTQ+, transcendem esse espaço fílmico na busca por si mesmos e esborram das imagens enquanto reelaborações de corpos de resistência do presente.

Um dos filmes em destaque, Boca de Loba (2018), de Bárbara Cabeça, um grupo de mulheres transitam pelo espaço urbano da cidade pela madrugada, sem medo. Um ato banal que soa transgressor pelo simples fato de que se ocupa de maneira lúdica e etérea um lugar negado ao corpo feminino. E Inferninho (2018) Guto Parente e Pedro Diógenes, que relata de uma fábula adulta repleta de personagens não-humanos e uma intensidade dramática que parece tocar de forma subjetiva anacronia política do momento vivido no país.