Orientações sobre aulas gravadas e controle de frequência

Orientações sobre aulas gravadas e controle de frequência

24 / Março / 2020

Na semana passada, iniciamos as aulas remotas, como alternativa à suspensão das aulas presenciais, adotadas para lidar com a situação desafiadora que o mundo enfrenta devido à pandemia da COVID-19, doença causada pelo novo coronavírus.

Desde esta decisão, temos recebido diversas manifestações positivas pelas redes sociais e em nossos canais de atendimento, que demonstram a satisfação dos estudantes pela manutenção do Calendário Acadêmico inalterado, com aulas ao vivo (também chamadas webconferências), no mesmo dia e horário já previstos, e com o seu(sua) professor(a) original. E, para melhorar esta experiência e atender aos pedidos recebidos, compartilhamos abaixo as orientações ajustadas.

A partir desta terça-feira, dia 24 de março, as aulas continuarão a ser ministradas ao vivo e também ficarão gravadas, entretanto, você deverá participar de um fórum (verificação de aprendizagem) para validar a sua frequência que, posteriormente, será registrada no Diário de Classe pelo(a) seu(sua) professor(a). Esse fórum ficará disponível desde o término da aula ao vivo até a aula da semana seguinte, no menu de cada disciplina, no link “Fórum de Discussão”, no Blackboard.

Assim como vinculamos a sua frequência à presença física e a sua participação em atividades na sala de aula presencial, a sua frequência nas aulas remotas poderá ser registrada de duas formas:

• Aulas ao vivo (síncronas) + fórum: você deverá estar presente na transmissão da aula, realizada ao vivo pelo professor no horário da aula presencial, e participar do fórum para refletir e/ou colocar em prática aquilo que foi discutido no Collaborate; ou
  • Aulas gravadas (assíncronas) + fórum: caso você não tenha conseguido estar presente na aula ao vivo, por qualquer razão, deverá assistir à gravação da aula e participar do fórum (para a devida reflexão sobre o conteúdo ministrado).

Dessa forma, não apenas garantiremos o registro da sua frequência, mas também ofereceremos um espaço para que você interaja e reforce o conteúdo apresentado nas sessões ao vivo/gravadas.

Aprenda a acessar a sua aula ao vivo ou gravada clicando aqui.

Importante: não compartilhe o link da sala de aula remota com outros colegas e, tampouco, com pessoas não matriculadas em sua turma. E, também, não poste nas redes sociais. O link é interno e disponibilizado apenas para o seu aprendizado.

Lembre-se que a sua aula remota pode ser assistida diretamente do computador de mesa, notebook, tablet e até do seu smartphone a partir do Portal do Aluno ou pelo aplicativo disponível nas lojas Apple Store e Play Store. O acesso é simples e ágil, com uma qualidade muito boa. A sua experiência será ainda melhor se você deixar a sua webcam desligada e estiver focado somente na aula, sem outras aplicações abertas que consumam Internet.