Campanha de cadastro de doação de medula óssea supera expectativa

Campanha de cadastro de doação de medula óssea supera expectativa

22 / Novembro / 2018

Em apenas seis horas, a campanha de cadastrado de doares de medula óssea superou as expectativas. No total, 145 pessoas fizeram doações, de uma meta de 120. A ação fez parte da programação da 2ª Semana de Biomedicina, que começou na última segunda-feira, dia 19, e vai até amanhã, dia 23/11. “Se apenas uma vida puder ser salva, a partir de qualquer novo doador cadastrado hoje, tudo isso já terá valido muito a pena”, confia o coordenador do curso de Biomedicina, Thiago Santos, que lembrou que o tratamento a partir de transplante de medula óssea é possível para cerca de 80 doenças .

A ação foi possível devido a Fundação de Hematologia e Hemoterapia de Pernambuco (HEMOPE), que ficou responsável pelo recolhimento do material sorológico e conscientização aos novos doares sobre a importância do cadastro. “Se tivermos a oportunidade de ajudar outras pessoas, devemos fazer. Por isso, decidi vir participar dessa campanha”, disse a aluna de Arquitetura e Urbanismo, Daniela.

Thiago Santos também lembrou do envolvimento dos alunos com a campanha de doação e com todo o evento: “Minha gratidão vai a todos os estudantes do curso de Biomedicina que se envolveram em diversas frentes, principalmente em divulgar da ação. Eles me enchem de orgulho e com certeza devem se orgulhar também de serem Here for good. A participação nas rodas de conversa sobre o transplante de medula óssea, realizados na segunda e na quarta também foi fantástica. O sucesso nessa ação de captação nos leva a pensar em ir adiante”.

A 2ª Semana de Biomedicina acontece no campus Piedade da UNIFG e também conta com palestras e exposições de trabalhos dos alunos. Amanhã (23/11), o biomédico Pedro Luiz encerra a programação com a palestra “Marcadores moleculares da leucemia”. O encontro será às 17h no auditório da instituição.