Sobre o programa

A área de concentração Comunicação Audiovisual delimita e recorta as atividades em ensino e pesquisa do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Anhembi Morumbi. Insere-se, assim, entre as demais competências e características pertinentes à área básica do conhecimento a que o curso se vincula (Comunicação), ao mesmo tempo em que recorta e particulariza o foco das pesquisas e do tipo de formação promovidas por ele: o audiovisual.

Programa de Pós-Graduação em Comunicação – Mestrado e Doutorado

Saiba tudo sobre nosso
Programa de Pós-Graduação em Comunicação – Mestrado e Doutorado

  • Sobre o Programa

    • Estrutura do Programa

      Duração Mestrado: 2 anos
      Duração Doutorado: 4 anos
      Campus: Vila Olímpia
      Turno: Integral

      Mestrado recomendado em 14 de julho de 2006 (Portaria nº 524, MEC, 29 de abril de 2008)
      Doutorado recomendado em 22 de dezembro de 2014 (Portaria nº 0326, MEC, 10 de março de 2017)
      Regulamento do PPG em Comunicação

    • Conhecendo o Programa de Pós-Graduação em Comunicação

      O Programa de Pós-graduação em Comunicação da Universidade Anhembi Morumbi (PPGCOM-UAM) é um programa de Pós-Graduação Stricto Sensu completo com área de concentração em Comunicação Audiovisual, que conta com Mestrado e Doutorado.

      Endereço: Rua Casa do Ator, 294 – Unidade 5 – 7º andar – Câmpus Vila Olímpia

      Telefone: (11) 3847-3037

    • Objetivos do programa

      1) Formar e capacitar pesquisadores, professores e profissionais aptos ao manejo das questões relativas à inserção do eixo de comunicação audiovisual no campo dos interesses do pensamento científico.

      2) Desenvolver e incentivar as pesquisas, trabalhos, publicações e congêneres que examinem a presença e atuação dos meios de comunicação audiovisual, quer de forma específica na configuração expressiva de seus produtos e processos, quer em sua relação com outros modos comunicacionais e quer ainda em seu impacto sobre as sociedades e culturas audiovisualmente midiatizadas.

      3) Fomentar o envolvimento de todos os docentes, discentes e demais participantes dos cursos de Mestrado e Doutorado do Programa de Pós-graduação em Comunicação na produção do conhecimento voltado para a área de concentração pretendida (Comunicação Audiovisual).

      4) Incentivar a busca e o uso de premissas, teorias e princípios de outras áreas, tais como Arte, História, Sociologia, Antropologia e demais, nos estudos e pesquisas que se desenvolvem neste Programa, garantindo um caráter científico múltiplo e favorecendo as trocas interdisciplinares no decorrer do curso.

      5) Contribuir para o aprimoramento e atualização dos cursos de graduação da Universidade Anhembi Morumbi através de aulas, orientação de Iniciação Científica, participação em TCCs e demais mecanismos de relacionamentos acadêmicos.

      6) Promover e realizar cooperações e intercâmbios nacionais e internacionais com outros Programas de Pós-graduação na Área da Comunicação, em especial aqueles voltados para a Comunicação Audiovisual, possibilitando aos docentes e discentes o contínuo aperfeiçoamento, além de atualizações e trocas de informações no campo do ensino e da pesquisa.

      Perfil do profissional a ser formado: O Programa de Pós-graduação da Universidade Anhembi Morumbi está preparado para formar profissionais com habilidades acadêmicas e extra-acadêmicas suficientes para se debruçarem sobre os aspectos científicos da comunicação audiovisual, estudando, examinando, produzindo e aplicando metodologias capazes de dar conta do pensamento e dos saberes nessa área específica, e na inter-relação que ela mantém com as demais áreas, dentro do campo da Comunicação e em campos do conhecimento afins. Os pesquisadores e professores formados pelo curso são capacitados a desenvolver estudos, pesquisas e projetos que envolvam o universo da comunicação audiovisual, no âmbito da produção e dos processos audiovisuais, manejando pressupostos adequados ao envolvimento com os meios de comunicação, com a convergência midiática e com a midiatização da sociedade e da cultura atuais face à disseminação dos avanços e inovações tecnológicos no campo da imagem e do som e seu impacto nas práticas comunicacionais globalizadas.

    • Área do conhecimento

      Grande Área: Comunicação e Informação

      Área: Comunicação

      Área de Concentração: Comunicação Audiovisual

    • Linhas de pesquisa

      1. Análises de Produtos Audiovisuais
      2. Processos Midiáticos na Cultura Audiovisual

    • O programa

      Os objetos desta área de concentração são os fenômenos comunicacionais que se dão no âmbito dos meios audiovisuais de comunicação. Ou seja, a área de concentração deste Programa, em sua abrangência, circunscreve elementos, efeitos e ações que partilham os universos tecnológicos, sociais e culturais, especificamente naquilo em que estes são atravessados por dispositivos midiáticos da comunicação, voltados para produzir e veicular mensagens configuradas, técnica e expressivamente, em imagens e sons.

      Esta área de concentração está caracterizada pelo estudo dos meios de comunicação audiovisuais, resultantes de um determinado momento tecnológico (cinema, televisão, rádio, vídeo, internet, telefones celulares e congêneres) em todos seus aspectos específicos, interrelacionados e multirrelacionados, dando-se relevo ao princípio da configuração do sistema audiovisual das comunicações, no qual se incluem, em paridade, todos os meios tributários da imagem e do som, e agregando-se as preocupações com a produção e os processos pelos quais tais meios audiovisuais operam no campo da cultura e da sociedade.

      Disciplinas obrigatórias vinculadas à Área de Concentração:

      Comunicação audiovisual e teorias do contemporâneo I (para o Mestrado)
      Comunicação audiovisual e teorias do contemporâneo II (para o Doutorado)

    • Linhas de Pesquisa

      Linha 1: Análises de Produtos Audiovisuais.
      Os objetos desta linha são os produtos audiovisuais (filmes cinematográficos, peças publicitárias audiovisuais, programas de televisão, vídeos, games, sites de internet e congêneres), entendidos como conteúdos configurados em imagem e som, e submetidos aos mais variados tipos de análises (estéticas, poéticas, tecnológicas, históricas, narrativas e outras). O objetivo desta linha de pesquisa é investigar, estudar e compreender a configuração expressiva do universo audiovisual, tomando por base os produtos que apresentam natureza tributária da associação de imagem e som, debatendo, discutindo e compreendendo, através do estudo de formas, experiências estéticas e modalidades de estratégias, a inserção de tais produtos na comunicação audiovisual. A opção pelas análises aplicadas ao estudo dos produtos audiovisuais permite que as pesquisas dos docentes e discentes, que integram esta linha, se situem e se movimentem dentro do universo de reconhecimento dos modos e formas de expressão que configuram esse tipo específico de comunicação.

      Disciplinas eletivas vinculadas à Linha 1:

      – Cinema e teatro – práticas intersticiais de análise audiovisual
      – Estética dos meios audiovisuais
      – Estudos analíticos de televisão
      – Experiências no campo do audiovisual expandido
      – Experimentação, invenção e vanguarda no audiovisual
      – Formas seriadas nos meios audiovisuais
      – Metodologias de análises em imagem e som
      – Processos estéticos e narrativos no documentário
      – Teorias do cinema e práticas de análise fílmica

      Linha 2: Processos Midiáticos na Cultura Audiovisual.
      Os objetos desta linha são os processos midiáticos situados no âmbito de suas relações com a dinâmica da cultura audiovisual. O objetivo desta linha de pesquisa é investigar, estudar e compreender as relações específicas que os processos sucedidos no campo das mídias estabelecem com a cultura audiovisual. As pesquisas dos docentes e discentes que integram esta linha se fazem no universo das ocorrências de midiatizações, enfocado, em especial, quando processos midiáticos interferem na cultura configurada pela imagem e som, permitindo, assim, que sejam estudados fenômenos culturais midiatizados que ocorrem no campo da comunicação audiovisual.

      Disciplinas eletivas vinculadas à Linha 2:

      – A crítica como produção e prática cultural
      – Cultura audiovisual e identidades
      – Efeitos das tecnologias da comunicação
      – História e mídias audiovisuais
      – Metodologias contemporâneas na interface história, memória e audiovisual
      – Representações e mediações na cultura audiovisual
      – Sociedade Narrativa: roteiro, participação, colaboração e ativismo
      – Tecnologias da comunicação e Práticas Socioculturais

    • Infraestrutura

      Localizado na Unidade 5 do Campus Vila Olímpia da Universidade Anhembi Morumbi, está sediado no CENTRO DE PESQUISA DE COMUNICAÇÃO AUDIOVISUAL, que conta com a seguinte infraestrutura:

      Sala de docentes: Unidade 5 do Campus Vila Olímpia, no sétimo andar, na Rua Casa do Ator, 294.

      Salas para alunos: Unidade 5 do Campus Vila Olímpia, no sétimo andar, na Rua Casa do Ator, 294.

      Sala de aula: Unidade 7 do Campus Vila Olímpia, Sala 768, na Rua Casa do Ator, 275.

      Sala de reuniões, aulas inaugurais e bancas: Unidade 5 do Campus Vila Olímpia, Sala 538, na Rua Casa do Ator, 294 (Sob agendamento).

      Auditório: Unidade 5 do Campus Vila Olímpia, Sala 501-C, na Rua Casa do Ator, 294 (Sob agendamento).

      Núcleo de Pesquisa e Documentação do PPGCOM: Localizado no quinto andar da Unidade 5, na Biblioteca do Campus Vila Olímpia. Criado a partir do edital FAPESP/FAPLivros VI (processo 2009/16264-1) (que visa a atualização do acervo de bibliotecas de IES públicas ou privadas do Estado de São Paulo). O acervo é constituído por mais de mil títulos, e vem sendo continuamente expandido por meio de novas aquisições e doações.

      Laboratório de produção textual do PPGCOM: Unidade 5 do Campus Vila Olímpia, no sétimo andar, na Rua Casa do Ator, 294.

      Laboratório digital de estudos transmídia – TRANSLAB: Unidade 5 do Campus Vila Olímpia, no subsolo, na Rua Casa do Ator, 294. (Sob agendamento)

      Laboratório de estudos de imagem – IMAGOLAB: Unidade 5 do Campus Vila Olímpia, no subsolo, na Rua Casa do Ator, 294. (Sob agendamento)

      Laboratório de estudos da imagem em movimento – VIDEOLAB: Unidade 5 do Campus Vila Olímpia, no subsolo, na Rua Casa do Ator, 294. (Sob agendamento)

      Laboratório de estudos de mídias sonoras – SONORALAB: Unidade 5 do Campus Vila Olímpia, no subsolo, na Rua Casa do Ator, 294. (Sob agendamento)

    • Perguntas frequentes:

      O que é área do Programa?
      É o campo de conhecimento em que o curso está situado. No caso do PPGCOM da Anhembi Morumbi, a Comunicação está entendida como comunicação em larga escala. Não se trata das formas de comunicação interpessoal. A comunicação em larga escala (também chamada de social, porque atinge sociedades e não pessoas isoladamente) é mediada pelos vários meios de comunicação massivos.

      O que é área de concentração do Programa?
      É o recorte dentro da área em que se situam as pesquisas feitas por docentes e discentes do Programa. Em consonância com o foco de investigações do PPGCOM da Universidade Anhembi Morumbi, o recorte da sua área de concentração está nos fenômenos comunicacionais essencialmente ligados aos meios audiovisuais de comunicação. Nesse panorama da área de concentração, considera-se o cinema, primordialmente, como matriz de estudos que incluem os demais meios configurados em imagem e som – vídeo, televisão, internet e outros –, dando-se relevo ao princípio da configuração do sistema audiovisual das comunicações, no qual se incluem, em paridade, todos os meios tributários da imagem e do som. Essa ideia geral é desdobrada e enquadrada pelo PPGCOM em duas linhas de pesquisa.

      O que são linhas de pesquisa?
      São os desdobramentos da Área de Concentração. Cada linha congrega um conjunto de temas afins, que delimita os campos de interesse e saberes de um grupo de docentes e discentes do programa. O PPGCOM da Anhembi Morumbi tem duas linhas de pesquisa:

      Qual o trabalho final do Mestrado Acadêmico?
      Ao final do Mestrado, que deve ser cumprido no prazo de 24 meses, o discente pesquisador elabora uma Dissertação, que é um estudo teórico de natureza reflexiva, sobre um determinado objeto, convertido em um tema e situado em uma das linhas de pesquisa do curso.

      Qual o trabalho final do Doutorado Acadêmico?
      Ao final do Doutorado, que deve ser cumprido no prazo de 48 meses, o discente pesquisador elabora uma Tese, que deve conter sua contribuição inédita para a área de conhecimento em que está situado o Programa.

    • Sistema de creditação do Mestrado

      Durante o período em que estiver matriculado, o aluno do Mestrado deverá cursar:

      1 (uma) disciplina obrigatória, ligada à área de concentração do programa: 4 créditos
      1 (uma) disciplina optativa na linha de pesquisa à qual está vinculado seu projeto: 4 créditos
      2 (duas) disciplinas optativas eletivas de livre escolha: 8 créditos
      Total de créditos em disciplinas: 16 créditos. Os demais créditos serão atribuídos, a critério dos orientadores, em função de cursos, seminários e outras atividades programadas, ministradas por docentes do Programa e professores convidados, totalizando 14 créditos. Depois de cumpridos todos os créditos em disciplinas e em atividades programadas, o aluno realizará o exame de qualificação e a redação/defesa da Dissertação de Mestrado, completando mais 20 créditos

      Total de créditos do curso: 50

      Total de horas: 750

      Duração: 24 meses

    • Sistema de creditação do Doutorado

      Durante o período em que estiver matriculado, o aluno deverá cursar:

      1 (uma) disciplina obrigatória, ligada à área de concentração do programa: 4 créditos
      2 (duas) disciplinas optativas na linha de pesquisa à qual está vinculado seu projeto: 8 créditos
      2 (duas) disciplinas optativas eletivas de livre escolha: 8 créditos
      Total de créditos em disciplinas: 20 créditos. Os demais créditos serão atribuídos, a critério dos orientadores, em função de cursos, seminários e outras atividades programadas, ministradas por docentes do Programa e por professores convidados, totalizando 16 créditos. Depois de cumpridos todos os créditos em disciplinas e em atividades programadas, o aluno realizará o exame de qualificação e a redação/defesa da Tese de Doutorado, completando 30 créditos

      Total de créditos do curso: 66

      Total de horas: 990

      Duração: 48 meses

  • Processo Seletivo

    • Processo Seletivo 2022.2

      Mestrado e Doutorado
      Inscrições até 05/08
      Taxa de inscrição: Isento
      Divulgação resultado final: 15/08
      Confira o Edital

      Inscreva-se – Mestrado

      Inscreva-se – Doutorado

    • Cronograma - 2º semestre 2022

      Inscrições até: 05/08/2022
      Envio de documentos para Secretaria do Programa (vide item 6 do edital) até: 05/08/2022
      Prova de conhecimentos, realizada síncrona e remotamente por todos os
      candidatos, por meio de plataforma escolhida pela Comissão de Seleção: 08/08/2022
      Prova e proficiência em língua estrangeira, a ser realizada remotamente e gravada: 09/08/2022
      Entrevista agendada pela Comissão de Seleção, a ser realizada remotamente e gravada: 10 e 11/08/2022
      Divulgação do resultado na página do Programa: 15/08/2022
      Matrícula por e-mail com a Secretaria do Programa: 16 a 19/08/2022
      Acolhimento e início das aulas: 22 a 26/08/2022

  • Coordenação e Corpo Docente

    • Coordenação

      Profa. Dra. Laura Loguercio Cánepa Currículo Lattes

      Laura Loguercio Cánepa é jornalista e pesquisadora de cinema. É Doutora em Multimeios pelo IAR-Unicamp (2008), Mestre em Ciências da Comunicação pela ECA-USP (2002) e graduada em Jornalismo pela FABICO-UFRGS (1996). Concluiu, em 2014, Pós-Doutorado no Departamento de Cinema, Televisão e Rádio da ECA-USP, sob a supervisão de Rubens Machado Jr. Em 2019, foi pesquisadora visitante na School of Languages, Cultures and Societies da Universidade de Leeds, sob a supervisão de Stephanie Dennison. Atualmente, atua como Coordenadora e Docente do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Anhembi Morumbi. É membro da Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (INTERCOM) e da Sociedade Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual (SOCINE). É editora do periódico INSÓLITA – Revista Brasileira de Estudos Interdisciplinares do Insólito, da Fantasia e do Imaginário. Foi editora da Rebeca – Revista Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual, da SOCINE. É líder do Grupo de Pesquisa “Novos regimes de visualidade no século XXI”. É membro dos Grupos de Pesquisa “História da Experimentação no Cinema e na Crítica” (USP) e “Estudos do Horror e do Insólito na Comunicação” (UAM). Em 2018, recebeu o Prêmio Luis Beltrão de Ciências da Comunicação (Liderança Emergente) concedido pela INTERCOM.

    • Docentes permanentes

      Daniel Gambaro – Currículo Lattes
      Doutor em Meios e Processos Audiovisuais da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo, (ECA-USP).
      Temas que orienta: Audiovisual e movimentos sociais; Convergência tecnológica; Produção sonora.
      Linha de pesquisa em que atua no programa: Processos Midiáticos na Cultura Audiovisual

      Fábio Raddi Uchôa – Currículo Lattes
      Doutor em Comunicação pela Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP).
      Temas que orienta: Cinema brasileiro; Relações entre cinema e teatro; Teoria do cinema.
      Linha de pesquisa em que atua no programa: Análises de Produtos Audiovisuais

      Jamer Guterres de Mello – Currículo Lattes
      Doutor em Comunicação e Informação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).
      Temas que orienta: Cinema documentário; Documentário televisivo; Cinema experimental; Videoarte; Arqueologia da mídia.
      Linha de pesquisa em que atua no programa: Análises de Produtos Audiovisuais

      Laura Loguercio Cánepa – Currículo Lattes
      Doutora em Multimeios pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp-SP).
      Temas que orienta: Gêneros cinematográficos e audiovisuais; Cinema contemporâneo; Cinema internacional; Cinema brasileiro; História do estilo cinematográfico.
      Linha de pesquisa em que atua no programa: Análises de Produtos Audiovisuais

      Maria Ignês Carlos Magno – Currículo Lattes
      Doutora em Ciências da Comunicação pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP).
      Temas que orienta: Cultura das mídias; História das tecnologias; Comunicação e sociabilidades; Comunicação e identidades; Crítica e produção cultural.
      Linha de pesquisa em que atua no programa: Processos Midiáticos na Cultura Audiovisual

      Nara Lya Cabral Scabin – Currículo Lattes
      Doutora em Ciências da Comunicação pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP).
      Temas que orienta: Políticas da representação; Identidade; Gênero; Análise do discurso; Mediações culturais; Narrativas televisuais; Humor; Crítica de Mídia; Liberdade de expressão; Censura; Direitos Humanos.
      Linha de pesquisa em que atua no programa: Processos Midiáticos na Cultura Audiovisual

      Rogério Ferraraz – Currículo Lattes
      Doutor em Comunicação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP).
      Temas que orienta: Gêneros cinematográficos; Cinema contemporâneo; Cinema internacional; Cinema brasileiro; Narrativas audiovisuais seriadas; Análises de produtos televisivos.
      Linha de pesquisa em que atua no programa: Análises de Produtos Audiovisuais

      Sheila Schvarzman – Currículo Lattes
      Doutora em História Social pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq – Nível 2.
      Temas que orienta: História do cinema e do audiovisual; Relações entre a História e o cinema; Representações da História, representações de gênero e raça; O cinema na História e suas reverberações políticas, artísticas e sociais; Cinema Contemporâneo Brasileiro; A mulher no cinema e o cinema das mulheres.
      Linha de pesquisa em que atua no programa: Processos Midiáticos na Cultura Audiovisual

      Tatiana Giovannone Travisani – Currículo Lattes
      Doutora em Artes Visuais pela Escola de Comunicações e Artes da USP (ECA-USP).
      Temas que orienta: Poéticas digitais; Videoarte; Cinema experimental.
      Linha de pesquisa em que atua no programa: Análises de produtos audiovisuais

      Vicente Gosciola – Currículo Lattes
      Doutor em Comunicação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP).
      Temas que orienta: Transmídia; Novas mídias; Cinema e tecnologia; Jogos eletrônicos; Cibercultura.
      Linha de pesquisa em que atua no programa: Processos Midiáticos na Cultura Audiovisual

    • CPG – Comissão de pós-graduação

      Coordenação: Profa. Dra. Laura Loguercio Cánepa

      Docentes Titulares: Profa. Dra. Maria Ignês Carlos Magno e Prof. Dr. Rogério Ferraraz

      Suplentes: Profa. Dra. Sheila Schvarzman e Prof. Dr. Vicente Gosciola

      Representante Discente: Fabiano Pereira (Doutorando)

    • Pós-Doutorados

      Adilson Inácio Mendes – Currículo Lattes
      Período: 2018- (projeto em andamento)
      Projeto de Pesquisa: Jean-Luc Godard e o 3D: arqueologia das mídias e história do cinema
      Agência Financiadora: PNPD/CAPES
      Supervisor: Prof. Dr. Vicente Gosciola
      Linha de Pesquisa: Processos Midiáticos na Cultura Audiovisual

      Bruno Cesar Simões Costa – Currículo Lattes
      Período: 2013-2014
      Projeto de Pesquisa: O presente no futuro: as valências históricas nas fantasias futurísticas a partir da obra de Philip K. Dick
      Agência Financiadora: PNPD/CAPES
      Supervisor: Prof. Dr. Gelson Santana Penha
      Linha de Pesquisa: Processos Midiáticos na Cultura Audiovisual

      Felicia Johansson Carneiro – Currículo Lattes
      Período: 2019-2020
      Projeto de Pesquisa: O Fundo sem Fim: Textos performativos para fundo verde/croma-key
      Supervisora: Profa. Dra. Laura Loguercio Cánepa
      Linha de Pesquisa: Análises de Produtos Audiovisuais

      Jamer Guterres de Mello – Currículo Lattes
      Período: 2016-2018
      Projeto de Pesquisa: Imagens, telas e projeções: Diálogos entre o cinema e a videoinstalação na obra de Harun Farocki
      Agência financiadora: PNPD/CAPES
      Supervisora: Profa. Dra. Laura Loguercio Cánepa
      Linha de Pesquisa: Análises de Produtos Audiovisuais

      Jane Mendonça – Currículo Lattes
      Período: 2021- (Projeto em andamento)
      Projeto de Pesquisa: Imaginário e cinema documental: o Inominável a partir das perspectivas poéticas nos cinemas de Maya Deren e Petra Costa
      Supervisor: Prof. Dr. Fábio Raddi Uchôa
      Linha de Pesquisa: Análises de Produtos Audiovisuais

      José Augusto Mendes Lobato – Currículo Lattes
      Período: 2019-2020
      Projeto de Pesquisa: A questão do outro no jornalismo audiovisual: mediação e experiência de alteridade na comunicação contemporânea
      Supervisor: Profa. Dra; Maria Ignes Carlos Magno
      Linha de Pesquisa: Processos Midiáticos na Cultura Audiovisual

      Lúcio De Franciscis dos Reis Piedade – Currículo Lattes
      Período: 2011-2014
      Projeto de Pesquisa: Representações do grotesco, do horror e da violência nos filmes pornôs brasileiros dos anos 1980
      Agência Financiadora: FAPESP
      Supervisor: Prof. Dr. Rogério Ferraraz
      Linha de Pesquisa: Análises de Produtos Audiovisuais

      Sander Cruz Castelo – Currículo Lattes
      Período: 2017-2018
      Projeto de Pesquisa: Ao maravilhoso: o sagrado e o profano na cinematografia de Terrence Malick
      Supervisor: Prof. Dr. Luiz Antonio Vadico
      Linha de Pesquisa: Análises de Produtos Audiovisuais

      Thiago Pereira Falcão – Currículo Lattes
      Período: 2014-2015
      Projeto de Pesquisa: Para além das entrelinhas: Interfaces e seu papel mediador nos Jogos Eletrônicos
      Agência financiadora: PNPD/CAPES
      Supervisor: Prof. Dr. Vicente Gosciola
      Linha de Pesquisa: Processos Midiáticos na Cultura Audiovisual

      Tiago José Lemos Monteiro – Currículo Lattes
      Período: 2016-2017
      Projeto de Pesquisa: O cineasta que veio do mar: autoria e cinema de gênero na obra de Jean Garrett (1947-1996), o artesão da Boca do Lixo
      Supervisora: Profa. Dra. Laura Loguercio Cánepa
      Linha de Pesquisa: Análises de Produtos Audiovisuais

  • Pesquisa e Publicações

    • Insólita

      A INSÓLITA – Revista Brasileira de Estudos Interdisciplinares do Insólito, da Fantasia e do Imaginário, é uma publicação semestral do PPGCom Anhembi Morumbi e da Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (Intercom).

      Com foco nos estudos interdisciplinares do Insólito, da Fantasia e do Imaginário, a revista traz artigos científicos, entrevistas, resenhas, críticas e, a cada edição, um texto literário (poesia ou miniconto). Cada volume anual é composto de 2 números, publicados semestralmente a partir de junho de 2021.

      Os principais objetivos da INSÓLITA são:

      divulgar a produção científica dos estudos interdisciplinares de horror, fantasia e ficção científica;
      estimular e desenvolver o intercâmbio entre pesquisadores de horror, fantasia e ficção científica;
      fomentar o intercâmbio de informações e experiências, no âmbito das linhas de pesquisa dos cursos de Pós-graduação stricto sensu, com outras instituições nacionais ou estrangeiras, congêneres;
      contribuir para a produção e socialização do conhecimento junto à sociedade.

    • Grupos de pesquisa

      ALÉM TELAS: EXPERIÊNCIAS NO CAMPO DO AUDIOVISUAL EXPANDIDO
      Líder: Profa. Dra. Tatiana Giovannone Travisani

      CINEARTE: CINEMA, ANÁLISE FÍLMICA E EXPERIÊNCIA INTELECTUAL
      Líder: Prof. Dr. Fábio Raddi Uchôa

      CINEMA EXPANDIDO, DA ESTEREOSCOPIA AO WEB FOOTAGE: NOVOS REGIMES DE VISUALIDADE NO SÉCULO XXI
      Líder: Profa. Dra. Laura Loguercio Cánepa

      ESTUDOS DO HORROR E DO INSÓLITO NA COMUNICAÇÃO
      Líder: Prof. Dr. Rogério Ferraraz

      GRUPO DE ESTUDOS EM EXPERIÊNCIAS MIDIATIZADAS AUDIOVISUAIS
      Líder: Prof. Dr. Daniel Gambaro

      INOVAÇÕES E RUPTURAS NA FICÇÃO TELEVISIVA
      Líder: Profa. Dra. Maria Ignês Carlos Magno

      MICROPOLÍTICAS DO COTIDIANO: FORMAS ESTÉTICAS E NARRATIVAS DO DOCUMENTÁRIO CONTEMPORÂNEO
      Líder: Prof. Dr. Jamer Guterres de Mello

      NARRATIVAS TECNOLÓGICAS
      Líder: Prof. Dr. Vicente Gosciola

      O CINEMA E O AUDIOVISUAL NO BRASIL E O BRASIL NO CINEMA E NO AUDIOVISUAL
      Líder: Profa. Dra. Sheila Schvarzman

      REPRESENTAÇÕES, MEDIAÇÕES E HUMOR NA CULTURA AUDIOVISUAL
      Líder: Profa. Dra. Nara Lya Cabral Scabin

    • Pesquisas em andamento

      LINHA 1: Análises de Produtos Audiovisuais

      #Cinema #Oriente Médio #Estética #Política
      Imagens em Conflito: Estética e Política no Cinema do Oriente Médio

      Coordenador: Prof. Dr. Jamer Guterres de Mello
      Início: 2021

      Resumo
      Esta pesquisa tem como objetivo investigar aspectos estéticos, narrativos e discursivos no cinema e outros meios audiovisuais, sob o ponto de vista dos conflitos culturais, políticos, econômicos e religiosos da região do Oriente Médio. O histórico e violento confronto entre Israel e Palestina, o conflito territorial e político no Curdistão, a guerra civil na Síria e o surgimento do Estado Islâmico (ISIS), entre tantas outras ameaças à estabilidade política são temas recorrentes em obras de realizadores locais. Para este estudo é importante tentar evidenciar de que forma as escolhas estéticas destes cineastas – muitas vezes as únicas alternativas viáveis – revelam os sistemas de significação que acabam explorando as questões culturais e identitárias do Oriente Médio.

      #Experiência #Audiovisual Expandido #Linguagem Audiovisual #Artes Visuais
      Além Telas: experiências no audiovisual expandido

      Coordenadora: Profa. Dra. Tatiana Giovannone Travisani
      Início: 2020

      Resumo
      O projeto de pesquisa se propõe a analisar projetos audiovisuais que tenham sido criados e exibidos em espaços que extrapolem as dimensões das telas. Trabalhos que dialoguem com áreas de conhecimento como artes visuais, dança, teatro, arquitetura, música, entre outras, podendo ser: performances, instalações, video mappings, espetáculos, happenings, peças de teatro, shows, festas, entre outros. Possui como interesse reconhecer a linguagem audiovisual em seu estado de interseção com demais linguagens artísticas e desse modo observar tanto os processos criativos, quanto o comportamento do público espectador/partícipe.

      #Análise audiovisual #Ficção televisiva #Narrativa seriada #Horror
      Horror na ficção televisiva contemporânea

      Coordenador: Prof. Dr. Rogério Ferraraz
      Início: 2020

      Resumo
      Este projeto de pesquisa tem como objetivo compreender as diversas formas como a ficção televisiva contemporânea (considerando o século XXI como recorte temporal e também levando em conta narrativas seriadas audiovisuais disponibilizadas por serviços de streaming) vêm apresentando produtos inseridos (ou margeados) no gênero horror. Para tanto, após o levantamento de títulos e a escolha de um corpus específico, serão analisadas séries brasileiras e estrangeiras, à luz de teorias e métodos baseados em autores como Jason Mittell, Kristin Thompson, Jean-Pierre Esquenazi, Simone Maria Rocha, Renato Luiz Pucci Jr, Sigmund Freud, Noël Carroll, Tzvetan Todorov, Stephen King, Laura Cánepa, Ana Acker, entre outros.

      #Letrismo #Situacionismo #Cinema #Teatro #Análise fílmica
      Vanguardas artísticas dos anos 1950/60: conexões entre cinema, teatro e outras artes

      Coordenador: Prof. Dr. Fábio Raddi Uchôa
      Início: 2020

      Resumo
      Trata-se de uma pesquisa sobre as vanguardas dos anos 1950-60, especialmente o letrismo e o situacionismo, examinando suas propostas teórico-estéticas para o cinema, tomado em suas relações com o teatro. A partir de tal recorte, o objetivo é o mapeamento teórico e estético, das relações entre cinema e teatro, mediadas pela ideia de fim do cinema (NOGUEZ, 2010). Em termos metodológicos, busca-se formular estratégias intersticiais de análise fílmica (AUMONT; MARIE, 2009), focadas no syncinema (LEMAÎTRE, 1999) e na criação de situações e desvios (DEBORD, 2000; DEBORD; WOLMAN, 1956), em cotejo com as formulações sobre o inter-artes e a intermidialidade.

      #Documentário #Micropolítica #Subjetividade #Registro do real
      Por uma virada micropolítica: formas estéticas e narrativas no documentário contemporâneo

      Coordenador: Prof. Dr. Jamer Guterres de Mello
      Início: 2019

      Resumo
      Esta investigação coloca em discussão um panorama de práticas e estratégias documentais da produção audiovisual. A pesquisa irá se debruçar sobre questões como a mobilização dos sistemas de crenças do espectador, o surgimento de novas formas de registro documental, as condições de produção e recepção destas imagens e seus possíveis deslocamentos, tais como a dissolução de algumas distinções tradicionais entre ficção e documentário. O intuito é explorar a produção documental no cinema, na televisão e em outras plataformas a partir de algumas de suas manifestações mais relevantes em termos estéticos e narrativos, como as questões de gênero e a teoria queer; as performances do corpo e a representação da violência; as relações interétnicas e o perspectivismo ameríndio; entre outras.

      #Found-footage #Literatura #Romance #Prática Audiovisual #Adaptação
      Romance epistolar e diário filmado: um estudo sobre os filmes found-footage

      Coordenadora: Profa. Dra. Laura Loguercio Cánepa
      Início: 2018

      Resumo
      Os filmes found-footage de ficção (nos quais todas as imagens e sons são obtidos por dispositivos intra-diegéticos) podem ser comparados à literatura epistolar de ficção, isto é, um estilo literário concebida a partir da emulação de cartas, relatos e diários. Nesta pesquisa, desejamos observar a relação narrativa dos filmes found-footage com a tradição literária epistolar, por meio de uma abordagem teórico-prática que visa à aplicação de exercícios práticos desenvolvidos com alunos do Curso de Cinema e Audiovisual da Universidade Anhembi Morumbi.

      #Experiência cotidiana #Lovecraft #Werner Herzog #Documentário
      Aproximações entre a mitologia lovecraftiana e os documentários de Werner Herzog

      Coordenadora: Profa. Dra. Laura Loguercio Cánepa
      Início: 2017

      Resumo
      A pesquisa observa aspectos filosóficos e estéticos da mitologia do escritor de horror H.P. Lovecraft em documentários realizados pelo cineasta alemão Werner Herzog nos anos 2000. Examinamos três de seus documentários recentes em longa-metragem que parecem se aproximar da experiência de mundo proposta por Lovecraft: Encontros No Fim do Mundo (2007), Visita ao Inferno (2016) e Fireball (2020).

      #Horror #Cinema do Brasil #Narrativa #Cineastas brasileiros
      Análise da produção contemporânea de horror cinematográfico no Brasil (2008 – 2018)

      Coordenadora: Profa. Dra. Laura Loguercio Cánepa
      Início: 2013

      Resumo
      O objetivo da pesquisa é compreender como se configura esse novo panorama do cinema de horror brasileiro nos anos 2000, iniciado com a superprodução Encarnação do Demônio (José Mojica Marins, 2008) e dezenas longas metragens do gênero. O que se pretende é examinar as escolhas narrativas, estilísticas e de inserção mercadológica desses filmes, considerando também sua relação com a tradição anterior do horror brasileiro.


      LINHA 2: Processos Midiáticos na Cultura Audiovisual

      #Culinária #Gastronomia #Televisão #Consumo #Visibilidade
      Convocações ao consumo da comida na cultura audiovisual: representações e negociações entre sentidos de uma cozinha como gastronomia

      Coordenadora: Profa. Dra. Nara Lya Cabral Scabin
      Início: 2020

      Resumo
      O projeto busca evidenciar as negociações estabelecidas, em produções televisivas contemporâneas sobre comida, entre os sentidos de uma cozinha como gastronomia – ou representações da cozinha dos chefs, do saber de especialistas – e os sentidos de uma cozinha como culinária – ou representações da cozinha cotidiana, familiar, predominantemente feminina etc., i.e., uma cozinha que de algum modo prescindiria das estratégias de legitimação frequentes no campo gastronômico. Diante da recente tendência de ampliação e diversificação da programação culinária, assistimos à emergência de novos regimes de visibilidade da culinária e da gastronomia na cultura audiovisual relacionados a transformações nas práticas de consumo do universo da cozinha.

      #Experiência #Vivências #Mídias Audiovisuais #Midiatização #Tecnologias
      Experiências Midiatizadas Audiovisuais

      Coordenador: Prof. Dr. Daniel Gambaro
      Início: 2020

      Resumo
      Este projeto propõe investigar as vivências associadas ao consumo audiovisual contemporâneo em face à multiplicidade de agentes tecnológicos que atuam como mediadores da interação entre indivíduos, conteúdos e interfaces. A cada dia, streamings de vídeo e áudio, como serviços de TV on-demand e podcasts, se enraízam em nossa experiência cotidiana, alterando inclusive a percepção, até então institucionalizada, das mídias clássicas, como o cinema, o rádio e a TV. A pesquisa busca destacar os efeitos dos dispositivos de comunicação nas vivências humanas, isto é, na interação humano-meio, a partir da investigação exploratória de exemplos de conteúdos e interfaces.

      #YouTube #Humor #Práticas discursivas #Representação #Identidade
      Expressões humorísticas na produção e consumo audiovisual em rede: diálogo, representação e mediações em vídeos no YouTube

      Coordenadora: Profa. Dra. Nara Lya Cabral Scabin
      Início: 2020

      Resumo
      O projeto focaliza a produção humorística audiovisual em canais do YouTube. A construção teórica do objeto considera sua constituição discursiva e sua circulação cultural/midiática, com ênfase para a investigação das questões relacionadas à representação e disputas identitárias em torno desses produtos. Para tanto, propõe-se mapear a produção humorística audiovisual presente no YouTube, tomando-a tanto em sua diversidade de manifestações quanto a partir dos indicadores de relevância (audiência e interação dos usuários) relacionados às métricas da plataforma. A pesquisa busca compreender, então, qual o lugar ocupado pela produção humorística audiovisual em rede na cultura midiática contemporânea.

      #Ficção televisiva #Narrativa seriada #Telenovela #TV Globo #Amor de mãe
      Inovações narrativas e estilísticas em Amor de Mãe: caminhos da telenovela brasileira em tempos de pandemia

      Coordenadora: Profa. Dra. Maria Ignês Carlos Magno
      Início: 2020

      Resumo
      Esta pesquisa, que integra o biênio 2020/21 da rede Obitel Brasil, concentra-se no estudo da telenovela Amor de Mãe (Rede Globo, 2019-), a fim de identificar inovações nos âmbitos da narrativa e do estilo audiovisual frente ao fundo tradicional da telenovela. Considera, assim, o contexto da pandemia de COVID-19, a suspensão da veiculação de Amor de Mãe, e os desafios de produção no retorno às gravações. Propõe-se, além da observação de possíveis inovações na 1ª fase de Amor de Mãe, a análise comparativa entre os capítulos anteriores e posteriores à suspensão das gravações. Espera-se alcançar melhor entendimento quanto ao processo de inovações nas telenovelas, considerando-se que tal experiência poderá resultar em procedimentos a serem incorporados em futuros produtos.

      #Movimentos Sociais #Reconhecimento #Identidade Cultural #Representação #Midiatização
      Observatório do reconhecimento: Os efeitos da midiatização nas estratégias de representação e identidade

      Coordenador: Prof. Dr. Daniel Gambaro
      Início: 2020

      Resumo
      O projeto propõe uma observação contínua e de longo prazo da representação de movimentos e causas sociais nas esferas midiáticas. Trata-se de uma pesquisa exploratória aberta a identificar ações sociais e produções culturais que ganhem destaque nos meios de comunicação, tanto dominantes como independentes ou alternativos. Assim, toma forma de um “observatório”, a ser ocupado por pesquisadores preocupados com as diferentes representações culturais e identitárias nos meios de comunicação, afetadas que são pelos processos interacionais midiatizados. Tem como objetivo destacar as vozes atuantes em estratégias de reconhecimento e pertencimento cultural no enfrentamento à cultura dominante.

      #Gênero Cinematográfico #Cinema #Festivais de Cinema #Produção Audiovisual #Comunicação
      Gêneros cinematográficos contemporâneos e novas tecnologias: uma revisão teórico-metodológica

      Coordenador: Prof. Dr. Vicente Gosciola
      Início: 2019

      Resumo
      Este projeto de pesquisa busca realizar uma revisão teórico-metodológica à noção de gênero cinematográfico na contemporaneidade. As teorias de classificações de gêneros narrativos em cinema nunca foram unânimes ou imutáveis. Contudo, neste momento de sites de bancos de dados de cinema e audiovisual, sites agregadores de críticas de cinema e audiovisual e de serviços de distribuição de audiovisual via streaming, as classificações de gêneros tomam outros rumos e se atualizam intensamente. É desse fenômeno que este projeto visa tratar e espera que ao seu final encontre e delineie uma visão mais ampla do mapa atual das classificações de gênero, que fazem muito sentido para a audiência e a indústria do audiovisual desde sempre.

      #Telenovela #Literatura #Cinema #Crítica
      Literatura, cinema e crítica no processo de criação da telenovela brasileira

      Coordenadora: Profa. Dra. Maria Ignes Carlos Magno
      Início: 2019

      Resumo
      A crítica como linguagem e produção são o objeto de estudo e investigação. A pesquisa atual tem a crítica, a telenovela e a crítica de telenovela como pontos de estudos. Pensando o processo de criação de um roteiro e as relações que roteiristas e escritores estabelecem com diferentes áreas do conhecimento e da produção cultural, o novo projeto de pesquisa tem por objetivo discutir as influências literárias e cinematográficas no processo de criação e produção de uma telenovela.

      #Cinema Brasileiro Contemporâneo #Grandes Bilheterias #Nova classe C #Audiovisual #Globofilmes
      O Cinema Brasileiro Contemporâneo de Grande Bilheteria

      Coordenadora: Profa. Dra. Sheila Schvarzman
      Início: 2019

      Resumo
      Esse projeto estuda os filmes de sucesso no Brasil nas últimas duas décadas, momento em que o cinema brasileiro recebeu incentivo através de leis e da criação da Ancine e que no período entre os anos 2009-2014 teve um grande aumento de público da então chamada Nova Classe C. São filmes que procuram agradar ao público, que se utilizam de vários gêneros cinematográficos: policial, aventura, biografia, filmes religiosos, mas, sobretudo, a comédia e até a comédia romântica. Sobre o que falam esses filmes? Como são feitos? Qual a influência da televisão, dos filmes americanos, das séries e seriados? O que tem que agrada ao grande público? E quem é esse público? Que Brasil aparece nesses filmes? Essas são algumas das questões que a pesquisa procura responder.

      #Mulher no Audiovisual #Audiovisual do Brasil #Audiovisual Mundial #História #Historia das Mulheres
      A participação das mulheres na realização do Cinema Brasileiro

      Coordenadora: Profa. Dra. Sheila Schvarzman
      Início: 2018

      Resumo
      Desde os primórdios do Cinema Brasileiro é possível encontrar mulheres que atuavam não só como atrizes, mas também atrás das câmeras em diferentes funções. Nossa pesquisa procura mapear as várias mulheres que nem o letreiro dos filmes, nem a História do Cinema Brasileiro colocou em relevo. E aquelas que tendo trabalhado, sequer deixaram relatos sobre a sua atividade. Trata-se, portanto, de resgatar e trazer à luz esse trabalho que existiu mas que a história escrita no masculino, não registrou.

      #Práticas discursivas #Jornalismo #Liberdade de expressão #Análise do discurso
      Liberdade de expressão e direitos humanos no século XXI: os discursos jornalísticos em suportes impressos e digitais

      Coordenadora: Profa. Dra. Nara Lya Cabral Scabin
      Início: 2018

      Resumo
      O projeto tem como objetivo mapear e analisar a presença de discursos na cultura midiática, com destaque para produções jornalísticas em diferentes suportes, sobre a relação entre liberdade de expressão e outros direitos humanos fundamentais. Para isso, busca investigar, com base nos referenciais teórico-metodológicos da Análise do Discurso, as imbricações entre poder e saber e as marcas ideológicas que emergem em discursos midiáticos sobre temas e episódios que suscitam a discussão sobre os direitos humanos, ponderação entre direitos fundamentais e os limites da liberdade de expressão na atualidade.

      #Periferia #Comunidades #Redes #Produção Audiovisual #América Latina
      Redes de redes: video streaming para as comunidades periféricas metropolitanas da América Latina

      Coordenador: Prof. Dr. Vicente Gosciola
      Início: 2018

      Resumo
      Este projeto busca promover, a partir de ações dedicadas às periferias, organizações de estruturas independentes, mas intensamente conectadas em rede, que possam valorizar e agenciar ações concretas e disseminadas de produção, distribuição e exibição de audiovisual a circular entre as mais diversas comunidades periféricas da América Latina.

      #Volumetria #Comunicação Audiovisual #3-D #Evolução #Narrativa
      Volumetria Audiovisual

      Coordenador: Prof. Dr. Vicente Gosciola
      Início: 2017

      Resumo
      Esta pesquisa aborda o conceito de Volumetria Audiovisual para se referir ao tipo de vídeo, baseado em imagens reais ou sintetizadas, dentro ou fora da tela, que ocupa espaços e regiões, que vão desde um objeto 3-D até diferentes ambientes e pontos de vista espaciais. A principal tentativa é compreender como se explica o fenômeno da ascensão de tantas formas volumétricas de comunicação audiovisual. São abordadas novas formas emergentes de modelagem e simulação por sistemas 3-D utilizados na representação de narrativas apresentadas ao vivo ou sob demanda, nas salas de exibição ou na web, na instalação de galerias, sistemas de interação háptica e outras aplicações narrativas são abordadas.

      #Gustava Dahl #Cinema do Brasil #Cinema Novo #Embrafilme #Ancine #História
      Gustavo Dahl – trajetórias do cinema, trajetórias do Brasil

      Coordenadora: Profa. Dra. Sheila Schvarzman
      Início: 2014

      Resumo
      Gustavo Dahl (1938- 2011) foi um nome central do cinema brasileiro. Além da direção de filmes, dedicou-se à crítica e à intervenção política nas questões do cinema e da cultura brasileira. Teve papel relevante na Embrafilme, criou e dirigiu, entre 2001 e 2006, a Ancine, e trabalhou pela preservação fílmica por meio se sua atuação na Fundação Cinemateca Brasileira e no Centro Técnico Audiovisual, no Rio de Janeiro. Nessa pesquisa, mais que escrever sua biografia, delineando a sua trajetória e pensamento, busco mostrar que ela é, também a trajetória da geração do Cinema Novo, para a qual a construção de um cinema e da cultura brasileira eram a sua forma de intervenção para a construção de um país mais justo, onde a cultura e o audiovisual tem um papel relevante.

      #Transmídia #Comunicação Audiovisual #Interatividade #Mídias #Narrativa
      Narrativas interativas e transmídias em Meios Audiovisuais

      Coordenador: Prof. Dr. Vicente Gosciola
      Início: 2011

      Resumo
      O projeto visa desenvolver um estudo dos diversos processos sociais que são resultantes de meios audiovisuais no âmbito da narrativa interativa e da narrativa transmídia. A partir da revisão dos princípios de roteiro e narrativa em cinema e audiovisual, observamos as práticas de interatividade e de transmidiação e o seu papel nas novas mídias e nas redes sociais que fazem uso do audiovisual. A execução da pesquisa culmina com a produção de um banco de dados em rede social aberta para o estudo e a divulgação da produção audiovisual interativa e transmidiática.

    • Publicações de destaque

      2022

      Laura Loguercio Cánepa, docente e coordenadora do PPGCom Anhembi Morumbi, e Jamer Guterres de Mello, docente do Programa, são autores do artigo Emissaries from other worlds: Asteroids, science and mythology in The Color Out of Space and the film Fireball: Visitors From Darker Worlds, que acaba de ser publicado na revista polonesa Litteraria Copernicana.

      2021

      O docente Fábio Raddi Uchôa, é um dos organizadores do livro VELHICES: educação, comunicação, saúde e sociedade, publicado pela editora CRV. Além de organizador, Fábio Raddi Uchôa é autor do capítulo “Cinemas do envelhecer – Gênese e estrutura de um projeto de pesquisa”, que aborda a temática do envelhecimento em suas representações no cinema brasileiro contemporâneo.

      Laura Loguercio Cánepa, docente e coordenadora do PPGCom Anhembi Morumbi, e Stephanie Dennison (University of Leeds) são autoras do artigo Ed Wood brasileiro? Raffaele Rossi, Boca do Lixo e uma certa ideia de mau filme no Brasil, publicado na revista Galáxia (PUC-SP).

      De testemunha à protagonista: Beatriz Roquette Bojunga no Instituto Nacional de Cinema Educativo (1936-1965), artigo da docente Sheila Schvarzman, integra o dossiê Mulheres Intelectuais: práticas culturais de Mediação do volume 47 da Revista Estudos Ibero-Americanos.

      O docente Fábio Raddi Uchôa é autor do artigo O cinema letrista em 1968: a experiência do café-cinema e Le soulèvement de la jeunesse, publicado no volume 19 da revista ARS (USP).

      Laura Cánepa, docente e coordenadora do PPGCom, organiza, junto com o pesquisador egresso do PPGCom Lúcio Reis Filho, a obra David Bowie: o homem que caiu na tela, livro sobre as participações do “camaleão do rock” no cinema.

      A docente Nara Lya Cabral Scabin organiza, junto com a pesquisadora Andrea Limberto, o e-book gratuito Comunicação, Mídias e Liberdade de Expressão no século XXI: modos censórios, resistências e debates emergentes.

      A docente Sheila Schvarzman publica o artigo Femmes: sexualité, travail et classes sociales dans les comédies contemporaines brésiliennes no volume 18 – Revue d’études ibériques et ibéro-américaines (Universidade de Sorbonne).

      Nara Lya Cabral Scabin, docente do PPGCom Anhembi Morumbi, é uma das autoras do artigo Da “masculinidade tóxica” ao “homem desconstruído”: humor de gênero e consumo de ativismos na série Homens?, publicado no volume 25 da revista Razón y Palabra. Também assina o trabalho a pesquisadora Eliza Bachega Casadei (ESPM).

      Os docentes Laura Cánepa e Rogério Ferraraz publicam o artigo HOST: Mídia assombrada e o mal-estar do confinamento no volume 28 da Revista Famecos

      A docente Nara Lya Cabral Scabin publica o artigo Negociações semânticas na conformação de discursos sobre diversidade e diferença no jornalismo brasileiro de referência no volume 28 da Revista Famecos

      O docente Daniel Gambaro publica o artigo Experiências midiatizadas de escuta: Como o rádio se insere no ecossistema midiático atual no volume 28 da Revista Famecos

      2020

      A docente Sheila Schvarzman publica o artigo L’image en question : Jean-Luc Godard et Eric Hobsbawm sur le plateau d’Histoire parallèle no volume 31 da importante revista francesa Theorème (Paris)

      A docente Nara Lya Cabral Scabin publica o livro Questões de gênero na imprensa brasileira: temas e enfoques pela RIA Editorial.

      O docente Rogério Ferraraz e o doutorando Fabiano Pereira de Souza publicam o artigo A música pop em David Lynch: canções de época em longas-metragens do diretor no volume 43 da Revista Brasileira de Ciências da Comunicação – Intercom

      O docente Vicente Gosciola, em colaboração com o doutorando Urbano Lemos Jr., publicam o artigo Memória, identidade e digitalização de bens culturais: o legado da Missão de Pesquisas Folclóricas no Brasil no dossiê Patrimônio e culturas Tradicionais, no volume 26 da Revista Em Questão.

      O docente Vicente Gosciola, em colaboração com o doutorando Matheus Tagé Verissimo-Ribeiro publicam o artigo Vivian Maier: un estudio sobre la teoría de la presencia en la fotografía contemporánea no volume 23 da revista internacional Razón y Palabra

      2019

      A docente Laura Cánepa publica o artigo Naked Amazon and The Brazilian Mondo no dossiê sobre filmes “Mondo”, vol. 17 n.2 da revista sueca Film Int.
      https://www.centralbooks.com/publishers/FIXXXX/film-international-88-2019-volume-17-number-2.html

      A docente Sheila Schvarzman publica o artigo “Un cinéma noveau riche” no número 758 da revista Cahiers du Cinéma

      O docente Rogério Ferraraz lança livro organizado com a pesquisadora Simone Maria Rocha, intitulado Análise da ficção televisiva: metodologias e práticas, pela Editora Insular

      O docente Jamer Guterres de Mello publica o artigo Oh bondage! Up yours! Sexualidades dissidentes e manifestações não-normativas do desejo na obra de Hito Steyerl no volume 22 da revista e-Compós

      Grupo de Pesquisa Inovações e Rupturas na Ficção Televisiva participa da coletânea do Obitel Brasil 2019, intitulada A construção de mundos na ficção televisiva brasileira

      Os docente Laura Cánepa e Rogério Ferraraz publicam, junto com o doutorando Fabiano Pereira de Souza publicam o artigo O sound design de Alan Splet para David Lynch sob a perspectiva do horror fílmico no número 42 da Revista Galáxia

      2018

      A docente Sheila Schvarzman organiza, junto com o pesquisador Fernão Pessoa Ramos, a coletânea em dois volumes Nova História do Cinema Brasileiro, que contou com artigos de outros docentes do PPGCom Anhembi Morumbi

      O docente Vicente Gosciola participa da organização do livro Artes, Ambientes Midiáticos, Educação e Plataformas, publicado pela Editorial de la Universidad Nacional de Rosário, Argentina.

      Os docentes Jamer Guterres de Mello e Laura Cánepa, em colaboração com o doutorando Lúcio Reis Filho, publicam o artigo Lições das Trevas: Herzog e Lovecraft em três documentários no volume 25 da Revista Famecos

      O docente Vicente Gosciola e o doutorando Matheus Tagé Verissimo-Ribeiro publicam o artigo Playlist: plataforma narrativa sonora en la transmedia del Universo Cinemático Marvel – UCM no volume 22 da revista internacional Razón y Palabra

      O docente Vicente Gosciola e o doutorando Matheus Tagé Verissimo-Ribeiro publicam o artigo Mediatización por los jóvenes en la expansión narrativa del Universo Cinemático Marvel” no número 137 da Chasqui – Revista Latinoamericana de Comunicación

      2017

      A docente Laura Cánepa publica o artigo O Anjo da Noite, horror gótico e tensões sociais brasileiras na década de 1970 no número 134 da Chasqui – Revista Latinoamericana Comunicación

      Grupo de Pesquisa Inovações e Rupturas na Ficção Televisiva participa da coletânea do Obitel Brasil 2017, intitulada Por uma teoria de fãs da ficção televisiva brasileira II

      A docente Maria Ignes Carlos Magno publica o artigo Quando o Brasil ficcional faz pensar o Brasil real: Como a crítica entra nessa história? no número 3 do volume 3 da Revista Observatório

      O docente Vicente Gosciola, em colaboração com discentes do PPGCom Anhembi Morumbi, publicam o artigo @julietacapuleto: transmediando Shakespeare en la cultura digital no volume 21 da revista internacional Razón y Palabra, fruto de projeto experimental transmídia

      2016

      Docentes e discentes do PPGCOM-UAM lançam livro sobre o cineasta Tim Burton

  • Notícias e Eventos

    • Notícias

      O segundo número da Insólita – Revista Brasileira de Estudos Interdisciplinares do Insólito, da Fantasia e do Imaginário, periódico científico publicado em conjunto pelo PPGCom Anhembi Morumbi e pela Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação – Intercom, já está no ar!

      02.fev.2022: Pesquisadores assinam textos do catálogo Terry Gilliam – O Onírico anarquista
      A docente Laura Loguercio Cánepa, a doutoranda Beatriz Saldanha e o egresso Sérgio Alpendre assinam, cada um, um artigo do catálogo da mostra Terry Gilliam – O Onírico anarquista, promovida pelo CCBB (Centro Cultural Banco do Brasil) – Rio de Janeiro, entre os dias 5 e 31 de janeiro de 2022.

      13.dez.2021: VIII Encontro Obitel Brasil
      O Grupo de Pesquisa Inovações e Rupturas na Ficção Televisiva, coordenado pelos docentes Maria Ignês Carlos Magno e Rogério Ferraraz, representa o PPGCom Anhembi Morumbi no 8º Encontro Obitel Brasil de Pesquisadores de Ficção Televisiva, com a pesquisa Inovações narrativas e estilísticas em Amor de Mãe: caminhos da telenovela brasileira em tempos de pandemia.

      18.nov.2021: Estreia o “Revista Insólita Entrevista”
      Nesta quinta-feira foi ao ar a primeira edição do Revista Insólita Entrevista, que trará vídeos de conversas com autores publicados em na Insólita, a revista do PPGCom em parceria com a Intercom. Nesta primeira edição, Cristian Verardi, autor do poema “Jogos de Infância”, publicado na seção Poesia & Miniconto do número 1 da revista.

      25.out.2021: XXIV Encontro da Socine
      Entre os dias 25 e 29 de outubro, docentes, discentes e egressos do PPGCom Anhembi Morumbi participaram do encontro 2022 da Sociedade Brasileira de Estudos do Cinema e Audiovisual – SOCINE. Confira a lista dos 18 trabalhos em nossa página do Facebook.

      04.out.2021: 12 trabalhos no 44º Congresso Brasileiro de Ciências da comunicação
      Professores, discentes e egressos do PPGCom Anhembi Morumbi, mais uma vez, marcam presença no Congresso Nacional da Intercom, com 12 apresentações em 7 diferentes Grupos de Pesquisa. Confira a lista em nossa página no Facebook

      31.jul.2021: Docente e egresso do PPGCom participam do 30º Encontro da Compós
      O docente Daniel Gambaro apresenta o trabalho “Uma definição de experiência para o campo do audiovisual: diálogo entre Adriano D. Rodrigues e Lev S. Vigotski”, desenvolvido em coautoria com Valdecir Becker. Já o egresso do mestrado, Henrique Bolzan Quaioti apresenta o trabalho “O estilo lynchiano em Twin Peaks- The Return: Desfamiliarização como marca registrada do autor”.

      15.jul.2021: Docente do PPGCom apresenta trabalho no IAMCR
      A docente Nara Lya Cabral Scabin participa do congresso internacional promovido pela International Association for Media and Communication Research (IAMCR), apresentando a pesquisa “Media feminisms and empowerment discourses: the Brazilian news coverage between 1978 and 2018”.

      25.jun.2021: Docente Sheila Schvarzman participa da 16ª Mostra de Cinema de Ouro Preto
      A docente Sheila Schvarzman participa da mesa “O passado segundo as imagens dos anos 90”, que integra a programação da 16ª Mostra de Cinema de Ouro Preto. O debate completo está disponível neste vídeo do YouTube.

      19.jun.2021: Doutorando do PPGCom é roteirista de animação premiada no Festival de Annecy
      Leandro Vieira Maciel, doutorando do PPGCom Anhembi Morumbi, é um dos roteiristas do filme “Bob Cuspe – Nós Não Gostamos de Gente” (dir. Cesar Cabral), vencedor do principal prêmio na sessão Contrechamp do Festival de Annecy, o mais importante dedicado à animação no mundo.

      11.dez.2020: Docentes e egressos do PPGCom participam de congresso internacional sobre ecologia de mídias
      Pesquisadores do PPGCOM estão no 3º Congresso Internacional Media Ecology and Image Studies (MEISTUDIES), que acontece em formato virtual até 31 de dezembro de 2020. Veja a relação completa de trabalhos em nossa página no Facebook

      08.dez.2020: PPGCom marca presença em peso no Congresso da Intercom 2020
      Professores, discentes e egressos do Programa de Pós-Graduação da Universidade Anhembi Morumbi participaram do 43º Congresso Nacional da Intercom, maior evento científico da área de Comunicação no Brasil, com nove artigos. Leia mais…

      23.nov.2020: Docentes e mestrando participam do 29º Encontro da Compós
      O docente Rogério Ferraraz e o mestrando Henrique Bolzan Quaioti apresentam o trabalho “Narração Paramétrica na Televisão: experimentações narrativas em Twin Peaks: The Return (2019)”, e o docente Fábio Raddi Uchôa apresenta o artigo “O cotidiano como transformação na teoria e no cinema letrista”

      20.mai.2020: Homenagem ao professor Marcello Giovanni Tassara, fundador do PPGCom-UAM
      No dia 19 de maio de 2020, perdemos nosso colega e amigo Marcello Giovanni Tassara, um dos fundadores do PPGCOM-UAM. Veja a nossa homenagem aqui.

    • Eventos

      19.fev.2022: 5º Simpósio Nacional do Rádio
      O PPGCom Annhembi Morumbi, em parceria com o Grupo de Pesquisa Rádio e Mídia Sonora da Intercom, realiza entre os dias 04 e 07 de maio de 2022 o 5º Simpósio Nacional do Rádio, evento bienal que reúne pesquisadores de todo o Brasil para discutir as mídias sonoras em suas diferentes interfaces. Neste ano, o tema do Simpósio é “A mídia sonora na disputa pela legitimidade da informação”. Saiba mais em https://www.simposioradio.com/.

      17.nov.2021: I Simpósio Internacional de Cinema e Análise Fílmica
      Entre os dias 17 e 19 de novembro ocorre a primeira edição do Simpósio Internacional de Cinema e Análise Fílmica, organizado pelo grupo CineArte, liderado pelo docente Fábio Raddi Uchôa e apoiado pelo PPGCom Anhembi Morumbi. Confira aqui as informações e a programação completa do evento, que contou com a participação de nossos docentes e discentes.

      14.set.2021: III Encontro Teoria dos Cineastas
      Nos dias 13 e 14 de setembro foi realizado o III Encontro Teoria de Cineastas, evento organizado pelo Seminário Temático Teoria de Cineastas da Socine (Sociedade Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual) em parceria com o Grupo de Trabalho Teoria dos Cineastas da AIM (Associação de Investigadores da Imagem em Movimento – Portugal), com apoio institucional do PPGCom Anhembi Morumbi. É possível conferir as mesas e discussões no canal oficial do YouTube

      27.ago.2021: Jornada ExtraCampo – 1° Jornada Discente Online Anhembi Morumbi
      Entre os dias 25 e 27 de agosto foi realizada a Jornada Extracampo, evento organizado pelo corpo discente do PPGCom Anhembi Morumbi. O encontro reuniu pesquisas de Doutorado, Mestrado e Iniciação Científica conduzidas sob orientação de professores do PPGCom. Confira a programação e veja as apresentações no canal oficial da Jornada no YouTube.

      19.mai.2021: PPGCom e MidiAto realizam palestra com o crítico de TV Maurício Stycer
      O PPGCom Anhembi Morumbi, conjuntamente com o MidiAto – Grupo de Estudos de Linguagem: Práticas Midiáticas (USP), receberam Maurício Stycer, um dos mais reconhecidos críticos de TV do país, para um debate sobre crítica televisiva a partir do livro de sua autoria “Adeus, controle remoto: uma crônica do fim da TV como a conhecemos”.

      03.mar.2021: Jeune, dure et pure! O cinema hors-cadre letrista dos anos 1950
      Aula inaugural com o Prof. Dr. Fábio Raddi Uchôa (UAM)

      01.out.2020: Aula Magna com prof. Renato Ortiz
      No dia 02 de outubro de 2020, o PPGCOM Anhembi Morumbi, em parceria com o PPG Meios e Processos Audiovisuais da ECA/USP, recebeu o professor Renato Ortiz para uma aula magna em conjunto. Você pode assistir aqui a palestra e aqui a seção de perguntas e respostas.

      27.abr.2020: Gilles Deleuze – Entre o controle e a comunicação
      Palestra em ambiente virtual com André Araujo (UFRGS). A atividade é parte da disciplina Comunicação Audiovisual e Teorias do Contemporâneo I e esteve aberta ao público externo.

      28.out.2019: InsólitoCom 2019
      Entre os dias 28 e 31 de outubro foi realizado no Câmpus Vila Olímpia o II Simpósio de Estudos do Horror e do Insólito – InsolitoCom 2019, uma parceria do PPGCOM Anhembi Morumbi com a Sociedade Brasileira de Ciências da Comunicação – Intercom.

      21.ago.2019: Cultura da inspiração na produção audiovisual e na mídia digital: teoria e análise crítica
      Aula inaugural com o Prof. Dr. Vander Casaqui (UMESP)

      26.fev.2019: Nova história do cinema brasileiro
      Aula inaugural com a Profa. Dra. Sheila Schvarzman (UAM)

      29.out.2018: InsólitoCom 2018
      O primeiro Simpósio Brasileiro de Estudos do Horror e do Insólito – InsólitoCom, uma parceria do PPGCOM Anhembi Morumbi com a Sociedade Brasileira de Ciências da Comunicação – Intercom, foi realizado entre 29 e 31 de outubro de 2018, no Câmpus Vila Olímpia.

      15.ago.2018: Movimentos sociais e midiativismo
      Aula inaugural com a Profa. Dra. Cicília Peruzzo (UAM)

      17.ago.2018: “O Retorno do 3D”, com Thomas Elsaesser
      Com a coordenação do Prof. Dr. Adilson Inácio Mendes, o PPGCOM Anhembi Morumbi organizou a Palestra e debate sobre o “O Retorno do 3D”, com o Prof. Ph.D. Thomas Elsaesser (Univ. de Amsterdam)

      21.mar.2018: Transmedia Week
      Com a coordenação do Prof. Dr. Vicente Gosciola, o PPGCOM Anhembi Morumbi recebeu o TransmídiaLab para o Transmedia Week 2018, no Câmpus Vila Olímpia

      12.set.2017: V COCAAL – Colóquio de Cinema e Arte da América Latina
      Entre os dias 12 a 16 de setembro de 2017 foi realizado, no Câmpus Vila Olímpia, o COCAAL – Colóquio de Cinema e Arte da América Latina, cuja organização contou com a Profa. Dra. Laura Loguércio Cánepa. Clique aqui para acessar os anais do evento.

    • Prêmios e reconhecimentos

      Prêmios e reconhecimentos

      2021
      A docente Nara Lya Cabral Scabin conquistou o 1º lugar no Prêmio Freitas Nobre (INTERCOM), pelo trabalho Falsas simetrias, sequestro discursivo e des-memória em solicitações de censura.

      2019
      A docente Sheila Schvarzman tem seu livro Nova História do Cinema Brasileiro (2018) indicado ao Prêmio Jabuti 2019

      O docente Rogério Ferraraz indicado para o Prêmio Luiz Beltrão – Maturidade Acadêmica (INTERCOM)

      2018
      A docente Laura Loguercio Cánepa recebe o Prêmio Luiz Beltrão – Liderança Emergente (INTERCOM)

      2016
      Projeto transmídia coordenado pelo docente Vicente Gosciola recebe apoio do Bradesco: @julietacapuleto

    • PPGCOM na Mídia

      2022

      O docente Rogério Ferraraz fala sobre a obra e a trajetória David Lynch em entrevista concedida para dossiê que homenageia o diretor, lançado pela Revista Vertoviana, publicação mensal sobre o mundo do cinema e audiovisual.

      2021

      Os docentes Jamer Guterres de Mello e Rogério Ferraraz e o doutorando André Azenha concederam entrevista à edição de 27 de junho da Revista Mais Santos. A matéria fala sobre o 6º Santos Film Festival, organizado por Azenha, e que contou com Rogério Ferraraz e Jamer Mello como jurados.

      O docente Vicente Gosciola falou como especialista ao jornal “O Tempo”, de Belo Horizonte, em reportagem sobre o sucesso de plataformas de streamings e as estratégias adotadas pelas emissoras de TV para reconquistar a audiência.

      A docente Sheila Schvarzman escreve para Folha de S. Paulo uma análise sobre obre a trajetória intelectual do historiador francês Marc Ferro, morto em abril de 2021

      O docente Vicente Gosciola fala ao jornal A Tribuna sobre o sucesso do programa televisivo Big Brother Brasil e seu poder de gerar identificação durante o isolamento social decorrente da pandemia de Covid-19.

      O pesquisador Aloísio Corrêa de Araújo, mestrando pelo PPGCom Anhembi Morumbi, participa como convidado especial da live inaugural de Papo de Alpendre”, iniciativa criada por Sérgio Alpendre, crítico de cinema doutor pelo PPGCom Anhembi Morumbi.

      2020

      A mestre pelo PPGCOM-UAM, Beatriz Saldanha concede entrevista ao site Tudo sobre seu filme

      O docente Rogério Ferraraz fala sobre as reprises de novelas ao jornal Folha de S. Paulo

      O docente Laura Loguercio Cánepa concede entrevista sobre cinema de horror ao poscast Necronomiconversa

      a docente Laura Loguercio Cánepa concede entrevista sobre cinema de horror ao Instituto Goethe

      2019

      O docente Rogério Ferraraz fala sobre séries televisivas ao jornal Folha de S. Paulo

      A docente Laura Loguercio Cánepa fala sobre o cinema de horror brasileiro à revista A Escotilha

      2018

      I InsólitoCom reúne pesquisadores, realizadores e críticos em simpósio promovido pelo PPGCOM-UAM e pela INTERCOM

      A docente Laura Loguercio Cánepa fala sobre o cinema de horror brasileiro à TV Brasil
      A docente Laura Loguercio Cánepa fala sobre o cinema de horror brasileiro ao jornal O Tempo

      2017

      A docente Laura Loguercio Cánepa concede entrevista sobre o cinema de horror brasileiro à Rádio USP

    • Conheça alguns trabalhos de discentes e egressos

      Fábio de Amorim, egresso do PPGCom Anhembi Morumbi, é autor do artigo “Le Non-corps et le Corps-son dans ‘Her’ de Spike Jonze” [“Não-corpo e o corpo-som em ‘Her’, de Spike Jonze”], publicado na última edição da revista francesa Chimères. A versão em português do texto pode ser lida no Caleidoscópio: esculpido em carrara, blog do próprio autor.

      Henrique Bolzan Quaioti, egresso do PPGCom Anhembi Morumbi, é autor do livro A Narrativa do Universo Audiovisual de Twin Peaks, publicado pela Provocare Editora. Fruto da dissertação de mestrado do autor no PPGCom Anhembi Morumbi, o livro debruça-se sobre os mistérios – não só do ponto de vista do enredo, mas sobretudo estilísticos e narrativos – presentes no universo de “Twin Peaks”.

      Celso Sabadin, egresso do PPGCom Anhembi Morumbi, é colaborador do site Planeta Tela, no qual publica regularmente críticas de cinema.

      Leandro Vieira Maciel, doutorando pelo PPGCOM Anhembi Morumbi, é um dos roteiristas do filme Bob Cuspe – Nós Não Gostamos de Gente. O longa-metragem em stop motion, produção da Coala Filmes inspirada na obra do cartunista Angeli, coleciona prêmios importantes: em outubro, venceu o prêmio principal no Ottawa International Animation Festival e, em junho, já havia levado o prêmio de melhor filme na Mostra Contrechamp no Festival de Annecy, a mais importante do cinema de animação. Confira o trailer no site da 45ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo.

      Celso Ronald de Oliveira Reis, egresso do PPGCom Anhembi Morumbi, é autor do livro Tarzan: O Macaco Branco (CineZen Edições Literárias, 2021), em pré-venda pelo Catarse. O livro analisa o racismo em três filmes do personagem criado pelo escritor estadunidense Edgar Rice Burroughs. Veja mais na página do Facebook da Editora CineZen.

      Águas passadas, documentário dirigido pela mestranda Denise Szabo, resgata a memória de São Caetano do Sul através da redescoberta dos rios da região. O projeto tem apoio da Lei Federal Aldir Blanc e da Secretaria de Cultura de São Caetano do Sul.

      A aula acabou (The class is over), filme dirigido pelo doutor pelo PPGCom Anhembi Morumbi Lucio Reis Filho, é selecionado para o Hallucinea Film Festival. A obra foi realizada por alunos e professores da Escola Estadual Governador Juscelino Kubitschek (Juiz de Fora – MG), no âmbito do Projeto Cinema na Escola.

      Isto não é só cinema: a dinâmica de dispersão e convergência narrativa do Universo Cinemático Marvel, livro de Matheus Tagé Verissimo Ribeiro, doutor pelo PPGCom Anhembi Morumbi, publicado pela Ria Editorial (Aveiro/Portugal)

      Batman: A Série Animada: Uma Revolução dos Heróis na TV, livro adaptado da dissertação de mestrado de André Azenha, mestre pelo PPGCOM-UAM

      SUS em Defesa da Vida, documentário sobre o Sistema Único de Saúde realizado por Guilherme Castro, doutor pelo PPGCOM-UAM

      Paragrafias, livro de poesia de Jansen Hinkel, doutor pelo PPGCOM-UAM

      Revista Les Diaboliques, editada por Beatriz Saldanha, mestre pelo PPGCOM-UAM

      Blog do Sérgio Alpendre, editado por Sérgio Alpendre, doutor pelo PPGCOM-UAM

      Canal Histórias do Cinema, editado por André Azenha, mestre pelo PPGCOM-UAM

      Mulheres Audiovisual, plataforma desenvolvida por Amanda Lopes, mestre pelo PPGCOM-UAM

      AS VIAJANTES, curta-metragem escrito e dirigido por Davi Marques Camargo de Mello, mestre pelo PPGCOM-UAM

      Conheça o trabalho de fotografia de Gabriela Di Bella, mestre pelo PPGCOM-UAM

  • Atendimento aos discentes

    • Atendimento aos discentes

      O Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Anhembi Morumbi (PPGCom-UAM) está sediado na Unidade 5 do Campus Vila Olímpia, no sétimo andar, na Rua Casa do Ator, 294.

      Telefone: (+55 11) 3847.3037

      E-mail da Secretária: [email protected]

      Conheça o Regulamento do PPGCom

      Catálogo das disciplinas com ementas

    • Rematrícula (semestral)

      Verifique abaixo a lista de documentos necessários para efetivação de sua rematrícula – procedimento obrigatório. As instruções para envio da documentação serão enviadas aos alunos e alunas cada início de semestre letivo, por e-mail. Mantenha seus dados atualizados com a secretaria.

      Formulário “Solicitação de Matrícula” (enviado por e-mail a cada semestre)
      Currículo Lattes atualizado
      Tabela Semestral de Atividades
      Relatório de Acompanhamento de Pesquisa

    • Depósito do relatório de qualificação

      Confira a lista de documentos exigidos para o depósito do relatório de qualificação, etapa obrigatória tanto do mestrado quanto do doutorado.

      05 (cinco) exemplares em encadernação espiralada, conforme especificações (clique aqui);
      Formulário de Encaminhamento de Qualificação (clique aqui);
      01 (uma) via do Currículo Lattes atualizado.
      OBSERVAÇÕES: Os documentos acima citados devem ser entregues na Secretaria do Programa, dentro do horário de atendimento. O Formulário de Encaminhamento de Qualificação deverá ser impresso, completamente preenchido sem rasuras, podendo ser recusado pela Secretaria do Programa caso não atenda ao solicitado. O agendamento do Exame de Qualificação só será efetivado após a entrega dos documentos solicitados e a verificação do cumprimento das outras exigências do Programa. A data para a Banca do Exame de Qualificação deverá ser agendada com no mínimo 15 (quinze) e no máximo 30 (trinta) dias da data do depósito

    • Depósito das teses e dissertações

      Confira abaixo a lista de materiais e documentos necessários para o depósito da dissertação de mestrado ou tese de doutorado.

      05 (cinco) exemplares da Dissertação ou 10 (dez) exemplares da Tese em encadernação espiralada, conforme especificações (clique aqui);
      Formulário de Encaminhamento de Dissertação (clique aqui);
      Formulário de Encaminhamento de Tese (clique aqui)
      Formulário Final de Atividade Programada (clique aqui);
      01 (uma) via do Currículo Lattes atualizado.
      Somente para bolsistas Capes: Relatório de Atividades de Pesquisa
      OBSERVAÇÕES: Os documentos acima citados devem ser entregues na Secretaria do Programa, dentro do horário de atendimento. O Formulário de Encaminhamento de Dissertação ou Tese deverá ser impresso, completamente preenchido e sem rasuras, podendo ser recusado pela Secretaria do Programa caso não atenda ao solicitado. O agendamento da Defesa de Dissertação ou de Tese só se efetivará após a entrega dos documentos solicitados e a verificação do cumprimento das outras exigências do Programa. O Formulário de Atividade Programada deverá ser preenchido pelo (a) Professor (a) Orientador (a). (Este documento está em formato de formulário para facilitar o preenchimento e para que não ocorram alterações em seu formato original). A data para a Banca de Defesa de Dissertação deverá ser agendada com no mínimo 30 (trinta) e no máximo 45 (quarenta e cinco) dias da data do depósito

    • Documentos necessários após a defesa* (até 45 dias):

      01 (um) exemplar da Tese ou Dissertação em capa dura, conforme especificações (clique aqui);
      Pen drive com a versão final da dissertação/tese, em um único arquivo de acordo com a Portaria CAPES nº. 13, de 15 de fevereiro de 2006 (clique aqui);
      Arquivo do resumo, separado da dissertação/tese, conforme especificações (clique aqui);
      Carta de Anuência do(a) Professor(a) Orientador(a) (clique aqui);
      Termo de Autorização para Publicação Eletrônica (clique aqui).
      * OBSERVAÇÕES: Os documentos acima citados devem ser entregues na Secretaria do Programa, dentro do horário de atendimento, em até 45 (quarenta e cinco) dias a partir da data da defesa. A Carta de Anuência está em formato de formulário para facilitar o preenchimento e para que não ocorram alterações em seu formato original. O termo de autorização para publicação eletrônica deverá ser preenchido a mão e sem rasuras.

  • Dissertações e Teses