Curso de engenharia tem melhores laboratórios da região

Curso de engenharia tem melhores laboratórios da região

9 / Janeiro / 2018

Novos equipamentos poderão ser utilizados a partir de fevereiro

“A partir de fevereiro, a Faculdade dos Guararapes terá os melhores laboratórios de engenharia de Pernambuco”, conta com orgulho o reitor Pierre Lucena. E os alunos têm reais motivos para comemorar: serão mais quatro novas unidades, totalizando 18 laboratórios. “Temos um perfil diferenciado, que se caracteriza por ser muito prático. Em outras instituições, os alunos se formam sem nenhum conhecimento empírico do mercado de trabalho. Aqui, inclusive por conta de nossa matriz curricular, a prática e a teoria estão bem integradas e os estudantes conseguem se aprofundar, errar, refazer”, aponta por sua vez Anna Katarina Ávila, coordenadora dos cursos de engenharia da FG.

Segundo ela, “está sendo montada uma estrutura para simulação através de softwares, que permitem projetar e simular equipamentos e posteriormente construí-los, na realidade”. A coordenadora destaca que alguns dos novos equipamentos só existem na faculdade, tendo sido projetados especificamente para este fim (caso da bancada de hidráulica e do laboratório de elétrica).

Experimentação e troca de ideias

Anna Katarina conta que o aluno da FG não é passivo, alguém que simplesmente recebe a informação: “aqui, ele tem a possibilidade de criar, descobrir, criticar”, define, frisando que a discussão prática inicia ainda nos primeiros períodos. Uma boa oportunidade para conferir o resultado disso é a Expo Engetech, um evento semestral onde os estudantes mostram o que estão desenvolvendo em sala de aula (entre as atividades, há campeonatos de robótica e de games, exposições de trabalhos e estandes de empresas). “Muitos empresários visitam a Expo Engetech e ficam impressionados. Para os alunos, é a chance de ser visto por um potencial empregador ou de se tornar um empreendedor, no futuro”.