Centro Universitário dos Guararapes recebe nota máxima do MEC
 

Matéria

Centro Universitário dos Guararapes recebe nota máxima do MEC

29 / Agosto / 2023

 

O Centro Universitário dos Guararapes (UNIFG), localizado em Pernambuco, recebeu, no mais recente anúncio do Ministério da Educação (MEC), a nota máxima de conceito 5 em qualidade de ensino, como resultado do processo de recredenciamento da instituição. Esse aval é concedido com base em análises do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES), que considera uma variedade de indicadores, incluindo o conceito Enade, o Conceito Preliminar de Curso (CPC), o Índice Geral de Curso (IGC) e o Indicador de Diferença de Desempenhos Observado e Esperado (IDD). 

Ao longo dos anos mais de 16 mil profissionais qualificados foram entregues ao mercado de trabalho. Com campi estrategicamente localizados nos bairros da Boa Vista e Piedade, em Recife e Jaboatão dos Guararapes, respectivamente, e com mais de duas décadas de dedicação à excelência no ensino, a UNIFG desempenha um papel essencial na promoção do desenvolvimento sustentável do Estado. 

Nuno Ricardo Tiene Lima Moreira, Gerente de Campus e Representante da Reitoria, expressou grande contentamento com a notícia: “É com imensa satisfação que compartilhamos a conquista do UNIFG ao receber a nota máxima no processo de Recredenciamento Institucional conduzido pelo MEC, consolidando nosso conceito como 5. Este reconhecimento ressalta nosso compromisso incansável com a excelência em todos os aspectos da nossa instituição. Ele é fruto do árduo trabalho de toda a comunidade acadêmica, desde nossos professores dedicados e educadores em geral, até nossos alunos engajados. Nossos valores fundamentais de empregabilidade, refletidos em currículos atualizados e parcerias sólidas com o mercado de trabalho, aliados à nossa dedicação à pluralidade e diversidade, têm sido alicerces cruciais para esse notável feito. Continuaremos nossa jornada, mantendo o foco na qualidade e na inovação, moldando profissionais não apenas habilitados, mas também conscientes do impacto positivo que podem gerar na sociedade.” 

O Centro Universitário é ativo da comunidade, através do projeto “UNIFG Comunidade”, oferece serviços essenciais para a população, incluindo o Núcleo de Apoio Jurídico (NPJ), o Núcleo de Apoio Contábil (NAF) e o Centro Integrado da Saúde (CIS), que engloba diversos serviços de saúde. A Câmara de Mediação e Conciliação, em parceria com o Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), proporciona aos alunos experiências práticas desde o início de seus estudos, enriquecendo a formação. 

Enfatizando uma educação que abrange tanto aspectos humanísticos quanto técnico-científicos, a UNIFG valoriza três pilares fundamentais. Sua infraestrutura inclui mais de 70 laboratórios modernos e inovadores em ambas as unidades, uma vasta biblioteca com um acervo de mais de 85 mil itens, instalações esportivas como piscina olímpica e quadra poliesportiva, além de academia-escola, clínica-escola e estúdio de produção audiovisual. 

A qualidade acadêmica também é reconhecida, por ter uma equipe de professores e coordenadores experientes, que trazem consigo um profundo conhecimento em suas respectivas áreas. Além disso, a instituição enfatiza a empregabilidade dos alunos, estabelecendo parcerias estratégicas com empresas para facilitar a inserção dos estudantes no mercado de trabalho. Com esse conjunto de elementos, a UNIFG continua a fortalecer sua trajetória de sucesso, preparando profissionais altamente competentes e conscientes de seu potencial transformador na sociedade.