Arrase no Enem com as dicas da UNIFG
 

Matéria

Arrase no Enem com as dicas da UNIFG

29 / Outubro / 2019

Exame acontece nos dias 3 e 10 de novembro em diversas cidades do país. Nesta edição, mais de cinco milhões de pessoas se inscreveram.

A prova do Enem já está chegando, mas você está preparado? Sabe o que levar no dia da prova? Sabe onde será o local? Como fazer para relaxar e conseguir concluir todas as questões? São tantas perguntas que devem estar em sua mente neste momento.

O Exame Nacional de Ensino Médio é um momento muito importante na vida de diversos jovens que têm sonhos e projetos de ingressar em uma universidade e ter uma carreira profissional. Por isso, separamos algumas dicas de como se sair bem na prova e alcançar seu sonho de ingressar no ensino superior.

  1. Exercitar alguns pontos que sente dificuldade

Diante de tanto assunto que vem estudando, sempre terá algum que não é do seu interesse e talvez tenha dificuldade em executá-lo. Buscar uma orientação de quem entende do assunto é primordial, pois pode ajudar a solucionar o seu problema nesta reta final.

  1. Relaxar e descansar

É natural sentir nervosismo antes da prova. Por isso, diminua o ritmo de estudo nos dois dias antes do exame. Vale a pena descansar e investir em atividades leves e prazerosas. Sair, ir ao cinema com amigos, namorar e se livrar aos poucos da rotina de estudos antes da prova pode trazer vários benefícios. Ajuda-o com sua mente deixando-o mais tranquilo.

  1. Cuidados a serem tomados no dia da prova

Você estudar o ano inteiro para a prova e, no dia, chegar atrasado ou postar uma foto do Exame nas redes sociais, pode gerar a desclassificação. Sabemos que hoje em dia o celular, para muitos, é considerado um “órgão do corpo”, pois não conseguimos largá-lo por um minuto. Nesta ocasião deve estar totalmente desligado, até porque é proibido o uso de aparelhos eletrônicos durante a prova.

Só é permitido usar caneta esferográfica de cor preta e fabricada em material transparente e nem pense em dar aquela olhadinha para o lado. Qualquer tentativa de cola vai deixá-lo fora da disputa! Conferir o local de prova e chegar com 1h de antecedência é extremamente importante, pois nos arredores dos locais de prova costumam ter engarrafamentos. Garanta um tempo de deslocamento que permita que você chegue ao local com folga e tranquilidade.

  1. Materiais que deve ou não levar para a prova

Confira a lista de materiais, lanche e documentos para levar no dia do Enem. Aproveite para separar esses itens com antecedência e, no dia, apenas checar se está tudo certo.

O que levar:

  • Caneta esferográfica preta com tubo transparente;
  • Documento de identificação oficial com foto (RG, Carteira de Trabalho e Previdência Social, CNH, passaporte, cédula de identidade de estrangeiro, certificado de dispensa de incorporação, certificado de Reservista, identidade funcional, carteira de ordem ou conselho de classe)
  • Garrafa de água transparente e sem rótulo;
  • Lanche para a prova (a partir de 2019, os lanches serão revistados);

O que não levar no dia do Enem:

  • Caneta diferente da mencionada acima;
  • Relógios;
  • Lápis, borracha, lapiseira, corretivo e afins;
  • Armas de qualquer tipo;
  • Toucas, bonés, óculos escuros ou outro acessório que cubra a cabeça ou o rosto;
  • Celulares, tablets, calculadoras e outros aparelhos eletrônicos;
  • Livros, apostilas e qualquer outro conteúdo, impresso ou não.
  1. Por onde começar a prova

Por onde começar, quanto tempo para dedicar em cada questão? O ideal é procurar responder as questões que você tem certeza que sabe e depois voltar para aquelas que tem dúvida. Na redação é importantíssimo que leia com atenção entendendo o assunto proposto. Sabendo que a redação é um texto dissertativo-argumentativo, você vai defender com seus argumentos. Na conclusão do seu texto é importante trazer uma solução com ética e não infringir os direitos humanos para o problema proposto pela prova.

Boa Prova! Mais informações confira o edital no http://www.inep.gov.br/.