Alunos de Arquitetura e Urbanismo em final de prêmio

Alunos de Arquitetura e Urbanismo em final de prêmio

5 / Dezembro / 2018

Cinco alunos do sexto período do curso de Arquitetura e Urbanismo da UNIFG tem muito o que comemorar. No dia 03/12, Guilherme Dantas, Lucas Müller, Victor Silveira, Raul Morais e Mayanna Souto receberam a notícia de que o trabalho inscrito no Prêmio Armando de Holanda Cavalcanti (AHC) chegou à final, que será disputada na próxima segunda-feira no Cinema São Luiz, área central do Recife. “É gratificante. Nos esforçamos e estamos muito felizes, independente do resultado”, disse Müller, um dos autores do projeto.

O concurso aberto para todo o país é uma proposta promovida pelo Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Pernambuco (CAU-PE) e traz categorias nas modalidades profissional e estudante. Os cinco finalistas da UNIFG concorrem com outras três equipes na segunda modalidade com o “Habita Coque”, que traz uma proposta de intervenção arquitetônica e de malha urbana junto à comunidade homônima. “Um dos pontos fortes é que eles apresentam um projeto contextualizado e com integração com o urbano. Isso foi possível graças ao empenho dos alunos e a ajuda dos professores do curso, Whether Ferraz e Fernando Medeiros; além de toda a infraestrutura que os discentes aproveitam no campus”, lembrou o coordenador do curso e orientador do projeto, José Adriano.

O coordenador do curso, José Adriano (centro), também foi orientador do projeto

O “Habita Coque” surgiu da disciplina “Projeto de Urbanismo e Paisagismo: áreas periféricas” e foi pensado a partir do Compaz, uma obra pública que proporciona cultura, lazer e esportes a moradores do Recife, mas que está abandonada e não cumpre seu papel no Coque. O projeto dos alunos possibilita a revitalização da comunidade a partir deste espaço, com a construção de vias e habitacionais sociais. “O nosso curso nos dá a possibilidade do conhecimento e aproveitamos isso para criar caminhos”, disse Raul Moraes, que pretende utilizar seus conhecimentos em prol da sociedade.

COBERTURA

Os estudantes participarão da solenidade de premiação na próxima segunda-feira, dia 10 de dezembro, no Cinema São Luiz. Os cinco aceitaram o convite da UNIFG e mostrarão os principais momentos da final Instagram Stories da instituição.

O PRÊMIO

Armando de Holanda Cavalcanti, morto em 1979, foi um arquiteto e urbanista pernambucano conhecido por ser o idealizador do Parque Nacional Histórico dos Guararapes, em Jaboatão dos Guararapes; além da criação do Livro Roteiro para Construir o Nordeste.