Aluno de Jornalismo entre os finalistas do Prêmio Laureate Brasil

Aluno de Jornalismo entre os finalistas do Prêmio Laureate Brasil

10 / Agosto / 2018

Aluno do curso de Jornalismo, Vinícius Vieira é um dos 12 finalistas do Prêmio Lareate Brasil Jovem Empreendedor Social. O resultado foi divulgado sexta-feira, dia 03 de agosto. Vinícius apresentou ao concurso o projeto Infolibras, que possibilita pessoas com deficiência auditiva a receberem conteúdo noticioso através de vídeos que são traduzidos por intérpretes de libras.

O Infolibras surgiu num trabalho da disciplina Inovação e Desenvolvimento de Produtos Jornalísticos. “Ao término da disciplina vi que a iniciativa poderia ir além do que tínhamos realizado. O que estávamos fazendo simplesmente não existe no mercado brasileiro. Então apresentei a proposta ao meu atual sócio, Henrique Lima, e decidimos aportar recursos próprios para alavancar a iniciativa”, revelou Vinícius.

O suporte institucional e do corpo docente também foram essenciais. Com o apoio do diretor da Escola de Comunicação da FG, Leonardo Gomes, foi possível utilizar os equipamentos audiovisuais e laboratórios da faculdade. “Inscrevi meu projeto porque acredito no impacto social que o Infolibras pode causar no estado e no país. Em uma época onde a informação é commodity, devemos entender que indivíduo é o grande consumidor, inclusive os surdos e deficientes auditivos”, finaliza.

Sobre o Prêmio Laureate

Em agosto, o Prêmio Laureate Brasil Jovem Empreendedor Social 2018 selecionou 12 projetos sociais idealizados por brasileiros de 18 a 29 anos. A premiação identifica iniciativas que fazem a diferença nas comunidades em que estão inseridas e levam em consideração os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas (ONU). Criado em 2008, o Prêmio Laureate Brasil integra o programa global YouthActionNet®, da International Youth Foundation (IYF), fundado em 2001 e que reconhece, apoia e proporciona visibilidade às lideranças juvenis dedicadas ao empreendedorismo e ao negócio social, de diversos países, por meio da rede colaborativa interligada à Laureate Brasil. Os escolhidos ganharão uma capacitação em empreendedorismo social on-line e presencial, esta última ocorrerá em São Paulo (SP), e receberão um prêmio de US$ 2.000,00 (dois mil dólares) para investimento em seus projetos sociais.