Aluna de Fisioterapia ganha bolsa de intercâmbio para estudar no Chile

Aluna de Fisioterapia ganha bolsa de intercâmbio para estudar no Chile

2 / Abril / 2019

Nikoly Costa ganhou a bolsa do programa Bolsa Íbero-América Santander e fica até julho em Santiago, no Chile. Bolsa equivale a 3 mil Euros.

Nikoly Costa no campus Casona da Universidad Andrés Bello, onde faz o intercâmbio.

Aluna bolsista do sétimo período curso de Fisioterapia, Nikoly Costa representa a UNIFG no programa Bolsas Íbero-América Santanter 2018. O programa de intercâmbio ofertou no último ano, 1070 bolsas para alunos de graduação de todo o Brasil. Os aprovados agora têm a chance de aprimorar seus conhecimentos num dos nove países participantes.

Nikoly embarcou rumo a Santiago em 04 de março, quando começaram suas aulas no campus Casona, da Universidad Andrés Bello. Sua estada fora do Brasil vai até julho e até lá ela poderá aproveitar as vantagens do programa que a oportuniza vivenciar uma nova realidade acadêmica, social e cultural. “Estou tendo o prazer de conhecer profissionais incríveis e mestres dedicados. Tem sido uma troca de conhecimento muito relevante, pois, poder conhecer mais sobre minha futura profissão e como ela é desenvolvida em outro país, me faz ampliar minha visão humanística, social e profissional. Aqui, conheço novas situações-problemas e modos de solucioná-las. Isso me dará mais opções de atendimento quando estiver formada e começar a atuar”, comentou.

Para chegar à universidade, Nikoly acorda às 06h30 e utiliza o metrô para assistir as aulas que acontecem nas segundas e terças-feiras, nos turnos da manhã e tarde. As salas da Universidad Andrés Bello lembram os laboratórios que conhecemos aqui e as provas avaliativas somam-se às atividades e trabalhos das disciplinas que estuda. Este semestre, a aluna está cursando Fisioterapia Neurológica, Intervenção em Musculoesquelética e Integração em Kinesiologia. Nos outros dias, Nikoly estuda a língua espanhola gratuitamente pelo programa, exercita-se, visita exposições, asilos e tenta sempre conhecer mais sobre a cultura chilena.

A oportunidade de um intercâmbio sempre foi o sonho de Nikoly. Já no primeiro período, a então caloura procurou o Global Office a fim de conhecer os programas que poderia participar. Conheceu o Bolsas Íbero-América e descobriu que para ser aprovada deveria ter um rendimento acadêmico de destaque. Desde então se preparou para ser campeã. “Naquele dia em que eu fui ao Global Office, eu vi uma porta aberta para realizar meu sonho.  Estudei muito para conseguir”, lembrou.

A bolsa que Nikoly ganhou tem equivalência a 3 mil Euros e contempla passagens, hospedagem e alimentação. A edição 2019 do programa já está com inscrições abertas até o dia 07 de agosto. No site do programa é possível conferir como participar.