Ações de Responsabilidade Social marcam ano de 2017 na FG

Ações de Responsabilidade Social marcam ano de 2017 na FG

2 / Janeiro / 2018

O ano de 2017 foi repleto de oportunidades para que alunos e colaboradores da Faculdade dos Guararapes exercitassem a empatia e a responsabilidade social. Através do FG Comunidade, do Programa Guararapes Terceira Idade, do Projeto Saúde em Foco e do Núcleo de Educação das Relações Étnico-Raciais ações se concretizaram, impactando positivamente de muitos cidadãos pernambucanos.

Dois eventos voltados para a responsabilidade social se destacaram nesse contexto. O primeiro foi a Semana de Responsabilidade Social, promovida pela FG entre 18 e 23 de setembro: trata-se de uma programação realizada em parceria com a Associação Brasileira de Mantenedoras do Ensino Superior (ABMES). A FG já participa do projeto há 13 anos e desta vez integrou todos os cursos para oferecer serviços como prevenção de doenças, palestras sobre direitos do consumidor, apresentações culturais e muitas outras.

No mês seguinte, em 28 de outubro, a FG somou-se a outras instituições da Rede Laureate no Globay Days of Service, momento em que todos se unem para expressar seu compromisso com suas comunidades e celebrar o impacto positivo da organização. A FG, em parceria com a Prefeitura de Jaboatão dos Guararapes, levou para o centro do município ações de extensão em enfermagem, nutrição e saúde em geral, realizando aferição de pressão, medição de glicose, mamografia e exame de próstata, entre outros; o curso de Estética atuou com cortes de cabelo e serviços de design de sobrancelhas e os estudantes de Direito prestaram orientações jurídicas, entre outras atividades.

“A adesão de toda a comunidade escolar é muito boa, todos participam ativamente. É importante pensar no outro, faz parte da formação de todos nós”, afirma José Everton dos Santos, assistente na Coordenação de Extensão e Pesquisa da Faculdade dos Guararapes. Para o reitor da FG, Pierre Lucena, todas estas ações são essenciais. “Através delas, tentamos transformar atividades pedagógicas em práticas, atendendo à comunidade e, ao mesmo tempo, qualificando nossos alunos. Os estudantes precisam dessa noção de cidadania e de humanização. Dessa forma, vão se capacitar tecnicamente ao mesmo tempo que ampliam seus olhares enquanto seres humanos. Assim, vão poder exercer da melhor maneira suas profissões no futuro”, explica.

FG Comunidade – Centro de serviços gratuitos destinados à comunidade jaboatonense. Nele, está situada a clínica-escola da FG, o Núcleo de Prática Jurídica e o Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal (NAF). A clínica-escola oferta serviços, realizados por professores e alunos, nas áreas de Psicologia, Nutrição, Fisioterapia, Educação Física, Enfermagem e Estética e Cosmética. Consultas, atendimentos, tratamentos e avaliações físicas e nutricionais são alguns deles. A prática jurídica possibilita a assistência jurídica para pessoas físicas e jurídicas de pequeno porte. Já o NAF, em parceria com a Delegacia da Receita Federal do Brasil no Recife, oferece orientação contábil e tributária gratuita a moradores de baixa renda, além de microempresas e entidades sem fins lucrativos de Jaboatão dos Guararapes.