Biomed Science Club: novo projeto de extensão da FG

Biomed Science Club: novo projeto de extensão da FG

17 / Maio / 2018

No dia 11 de maio teve início na FG o projeto de extensão “Biomed Science Club”. A proposta é interprofissional e visa a discussão de artigos e temas de pesquisa científica na área de saúde. Os encontros estão sendo conduzidos pelo docente Henrique Moura, que ministra diversas disciplinas nos cursos de saúde na FG e coordenado pelos professores Nuno Moreira e Thiago Santos, coordenadores de cursos de saúde na FG. Os artigos científicos serão trabalhados com os estudantes através de metodologias ativas como a gamificação, o team based learning (TBL, ou aprendizado baseado em times) e Real-time Assessment (ou avaliação em tempo real). Entre os temas elencados pelos estudantes para discussão estão: terapia gênica e medicina personalizada, doenças emergentes e bioética.

“Apesar do nome, a proposta não é voltada apenas para o curso de Biomedicina mas para todas as áreas profissionais que se interessem pela pesquisa biomédica. Para vários tópicos discutidos, os conteúdos não estão ainda presentes nos livros pois estão sendo produzidos pelos cientistas. Muitas novidades acabam chegando aos livros em 5, 10 ou até 15 anos mas já estão presentes nos artigos científicos. A importância desta proposta é que permite aos estudantes estarem mais próximos do mundo acadêmico, melhorando  os conhecimentos no inglês técnico,  torna-os mais competitivos em futuras seleções de mestrado”, explicou o Prof. Thiago Santos.

O projeto será encerrado com uma ação de conscientização e educação científica no mês de julho na comunidade do entorno da instituição a ser desenvolvida pelos estudantes. Entre os participantes estão estudantes dos cursos de Farmácia, Enfermagem, Fisioterapia e Biomedicina.